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dc.contributor.advisor1Faria, Maria Cristina Brandão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708684P8pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Teresa Cristina da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708309Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Muniz, Kassandra da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762523Z9pt_BR
dc.creatorFrancklin, Eugene Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365349J9pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-18T13:15:43Z-
dc.date.available2017-04-12-
dc.date.available2017-04-18T13:15:43Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4055-
dc.description.abstractIn this Master Thesis we analyze the use of digital social media in the promotion of black identity affirmation narratives from the Facebook fanpage analysis Aceitação Afro. Therefore we examine how the fanpage constructs its narratives of affirmation of the black identity in order to attribute to that identity a positive appreciation and, in this way, to confront the social underrepresentation of blacks that is so much reinforced and validated by the hegemonic media that, through their narratives of black representation that are often derogatory and stereotyped, legitimize the social inferiorization of this social group. We also verify how the narratives promoted by fanpage tend to act in the process of empowering their followers. This academic work also focused its analyzes on Facebook, while a less centralized comnnunication platform that allows information consumers to also act as content producers, in the construction and diffuson of the narratives promoted by fanpage Aceitação Afro.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação analisamos o uso das mídias sociais digitais na promoção de narrativas de afirmação da identidade negra a partir da análise da fanpage do Facebook Aceitação Afro. Assim sendo, examinamos como a fanpage constrói suas narrativas de afirmação da identidade negra a fim de atribuir à essa identidade uma valorização positiva e, desse modo, fazer frente à sub-representação social dos negros que tanto é reforçada e validada pela mídia hegemônica que, por meio de suas narrativas de representação do negro que são, muitas vezes, depreciativas e estereotipadas, legitimam a inferiorização social desse grupo social. Verificamos, também, como as narrativas promovidas pela fanpage tendem a atuar no processo de empoderamento de seus seguidores. O trabalho também se dedicou analisar o papel do Facebook, enquanto plataforma comunicacional menos centralizada que permite que os consumidores de informação também atuem como produtores de conteúdo, na construção e difusão das narrativas promovidas pela fanpage Aceitação Afro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectMídias sociais digitaispt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleAceitação Afro: as mídias sociais digitais na revalorização e afirmação da identidade negrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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