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Clase: Dissertação
Título : Imagem corporal na infância: uma investigação qualitativa
Autor(es): Cipriani, Flávia Marcele
Orientador: Ferreira, Maria Elisa Caputo
Miembros Examinadores: Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos
Miembros Examinadores: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Resumo: Objetivo: Investigar atitudes (crenças, comportamentos, afetos e satisfação corporal) relacionados à imagem corporal de crianças de 06 a 08 anos de idade, da cidade de Juiz Fora, MG. Método: Participaram da pesquisa 32 meninos e 32 meninas, estudantes de escolas públicas, com média de 7,15 (DP= 0,64) anos de idade. As crianças foram separadas em 8 grupos, 4 compostos apenas por meninas e 4 por meninos. Cada grupo contou com 8 indivíduos participantes. Foi utilizada a técnica de Grupo Focal. As reuniões aconteceram em dias alternados e tiveram a média aproximada de 60 minutos de duração. As sessões foram gravadas em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritas na íntegra para análise. Os dados obtidos foram tratados com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2010) e com estatística descritiva. A massa e a estatura corporal foram mensuradas para estimar o estado nutricional dos participantes. Resultados: Verificou-se, a partir das categorias, Autorretrato e Aparência Corporal, emergidas dos temas e vocábulos expressos nos comentários das crianças participantes, que, desde a infância, a relação estabelecida entre o corpo, a família, os amigos e a mídia resultam em consideráveis influências socioculturais à dimensão atitudinal voltada à imagem corporal na infância. Crenças, pensamentos e sentimentos com o corpo emergiram nos grupos focais, o que corrobora a possível insatisfação corporal desde a mais tenra idade. Os resultados da pesquisa evidenciaram significativas semelhanças e diferenças entre meninos e meninas, no que tange ao constructo multifacetado da imagem corporal. Os meninos se mostraram preocupados principalmente com a definição do corpo, sobretudo, do abdome, com a muscularidade e cor da pele. Habilidades e superpoderes também foram salientados como relevantes aos personagens masculinos da mídia. As meninas se preocuparam mais com os cabelos e com a magreza. A frequência à academia para o alcance de um corpo ideal, bem como a importância dos acessórios, dos calçados e das vestimentas foram ressaltados por ambos os sexos. Comentários dos meninos voltados à sexualidade mereceram destaque na pesquisa. Salienta-se que a mídia foi considerada como um dos principais fatores de risco ao estereotipo de corpo ideal e consequente insatisfação com a aparência. A preocupação com os comentários e a aceitação dos amigos foi um fator que emergiu dos grupos. Ademais, as similaridades com o corpo e as preferências associadas à família emergiram em diversos momentos. Considerações Finais: Embora este estudo qualitativo não intencione generalizações, seus achados ressaltam a importância de considerar que estratégias de prevenção devem ser valorizadas nas escolas e com as famílias para que favoreçam, integralmente, os aspectos do desenvolvimento humano e a formação da criança, considerando a imagem corporal positiva.
Resumen : Objective: Investigate actions (beliefs, behaviors, affects and body satisfaction), related to the body image of children between 06 and 08 years old, from the city of Juiz de Fora, MG. Method: The participants were 32 boys and 32 girls, students of public schools, with an average of 7.15 (SD=0.64) years old. The children were divided into 8 groups, 4 composed only of girls and 4 of boys. Each group had 8 individuals participating. The focus group technique was used. The meetings happened on alternate days and had the average duration of 60 minutes. The sections were recorded in audio and video and, later, transcribed for analysis. The data obtained were treated with the Bardin’s Content Analysis technique (2010) e with descriptive statistics. The mass and body height were measured to estimate the nutritional status of the participants. Results: It was verified, from the categories, self portrait e body appearance, of themes and words expressed in the comments of the participating children that, since childhood, the relation established among the body, the family, friends and the media results in considerable socio-cultural influences on attitudinal dimension focused on the body image during childhood. Beliefs, thoughts and feelings to the body emerged in the focus group, which supports the idea of possible body dissatisfaction since the early ages. The results of the main research showed significant similarities and differences between boys and girls with respect to the multifaceted construct of body image. The boys were concerned about the definition, especially of the abdomen, with muscularity and skin color. Skills and superpowers were also emphasized as relevant to the characters of the male media. The girls were more concerned with their hair and thinness. Attendance to the gym to achieve an ideal body, as well as the importance of accessories, shoes and clothing were highlighted by both genders. Comments from the boys focused on sexuality should be highlighted in the research. It is noted that the media was considered as a major risk factor for the ideal body stereotype and consequent dissatisfaction with appearance. The concern with comments and acceptance of friends was a factor that emerged in the groups. Moreover, the similarities with the body and the preferences related to family emerged in several moments. Final Considerations: Although this qualitative study does not intend generalizations, its findings underscore the importance of considering strategies should be valued in schools and with the families so they will fully promote the aspect of human development and the education of the children, considering the good body image.
Palabras clave : Infância
Imagem corporal
Mídia
Família
Amigos
Grupo focal
Childhood
Body Image
Media
Family
Friends
Focus Group
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3798
Fecha de publicación : 18-nov-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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