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Clase: Dissertação
Título : O cinema como jogo: o lúdico como elemento ontológico da poética audiovisual
Autor(es): Alvarenga, Alexandre Teixeira de
Orientador: Caravela, Gabriela Borges Martins
Miembros Examinadores: Tavares, Mirian Estela Nogueira
Miembros Examinadores: Pimenta, Francisco Paoliello
Resumo: O projeto tem como objetivo o levantamento de elementos para a defesa do conceito de jogo como axioma para desenvolvimento de método de pesquisa em cinema, especialmente o cinema poético-dramatúrgico, a partir da releitura da obra Homo Ludens, de Johan Huizinga,. Supõe que esse ponto de vista pode contribuir para a análise crítica de diversos meandros da experiência cinematográfica e seus processos de criação, produção, distribuição e fruição digitais, sob a égide das novas tecnologias. Para cumprir seu escopo, lança mão, também, dos autores Hans-Georg Gadamer e Charles Sanders Peirce, construindo um modelo analítico que possa ser aplicado como instrumento de interpretação do fenômeno cinematográfico. De posse desse instrumento triádico, passa então a testá-lo em exercícios interpretativos sobre alguns elementos representativos da história e da experiência cinematográficas, como: suas origens; seu conflito com o meio eletrônico e digital; a busca de um cinema total e a realidade virtual. Conclui positivamente, considerando possível desenvolver e aperfeiçoar o modelo triádico esboçado, baseado na lógica do jogo aplicada ao estudo do cinema, como ferramenta de estudos cinematográficos.
Resumen : The project aims to survey elements to defend the concept of play as an axiom for development of method in film research, especially the poetic-dramaturgical cinema, from the reading of Homo Ludens, by Johan Huizinga. Assumes that this view can contribute to the critical analysis of various cinematic experience intricacies and their creative processes, production, distribution and digital fruition under the aegis of the new technologies. To fulfill its scope, makes use also of authors Hans-Georg Gadamer and Charles Sanders Peirce, building an analytical model that can be applied as a tool for film phenomenon interpretation. Armed with this triadic instrument, then goes on to test it on interpretative exercises on some representative elements of the cinema history and experience, as its origins; its conflict with the electronic and digital media; the search for a total cinema and virtual reality. Concludes positively, considering possible to develop and refine the outlined triadic model, based on game logic applied to the study of film, as film studies tool.
Palabras clave : Cinema
Jogo
Tecnologia
Arte
Interpretação
Cinema
Play
Technology
Art
Interpretation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3787
Fecha de publicación : feb-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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