Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3781
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcosviniciusleite.pdf9.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee2Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6pt_BR
dc.contributor.referee3Ribetto, Anelice Astrid-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732745Z8pt_BR
dc.contributor.referee4Alcântara, Clarissa de Carvalho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707982P1pt_BR
dc.creatorLeite, Marcos Vinicius-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-03-21T13:18:01Z-
dc.date.available2017-03-20-
dc.date.available2017-03-21T13:18:01Z-
dc.date.issued2016-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3781-
dc.description.abstractSe parte de clases de la disciplina filosofía ministrada a alumnos de enseñanza media. Problematiza-si, como indagação disparadora de la investigación, la processualidade de alguno hacerse pensador en salas de clase. En ejercicios de experimentação, se aproxima de los acontecimientos en su potencia desterritorializante escapando en colores, embates, encuentros, escrituras, soledades, sombras y frugalidades presentes al hacer de algún profesor de filosofía. Tateando las trilhas sugeridas por Nietzsche, a partir del diagnóstico de la falencia del discurso metafísico y de la producción de afetos y creación de conceptos sugerida por Deleuze, exercita-si por medio de cartas, aforismos y, en la producción de pieles, la construcción de cuerpo-escritaacontecimiento, de cuerpo-pensar-acontecimiento ultrapasado pelas y en las fissuras disponibles en alguno hacerse pensar en sala de clase. La tesis saboreia y pasea junto a los múltiples afetos decurrentes del afirmarse de la diferencia en la relación acontecimental de los encuentros, desencontros, claridades y obscuridades de cuerpos lanzados en la formación constante e ininterrupta de cuerpos-lengua.pt_BR
dc.description.resumoParte-se de aulas da disciplina filosofia ministrada a alunos de ensino médio. Problematiza-se, como indagação disparadora da pesquisa, a processualidade de algum tornar-se pensador em salas de aula. Em exercícios de experimentação, aproxima-se dos acontecimentos na sua potência desterritorializante escapando em cores, embates, encontros, escrituras, solidões, sombras e frugalidades presentes ao fazer de algum professor de filosofia. Tateando as trilhas sugeridas por Nietzsche, a partir do diagnóstico da falência do discurso metafísico e da produção de afetos e criação de conceitos sugerida por Deleuze, exercita-se por meio de cartas, aforismos e, na produção de peles, a construção de corpo-escrita-acontecimento, de corpo-pensar-acontecimento ultrapassado pelas e nas fissuras disponíveis em algum tornar-se pensar em sala de aula. A tese saboreia e passeia junto aos múltiplos afetos decorrentes do afirmar-se da diferença na relação acontecimental dos encontros, desencontros, clarezas e obscuridades de corpos lançados na formação constante e ininterrupta de corpos-língua.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectAulas de filosofiapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTornar-sept_BR
dc.subjectacontecimientopt_BR
dc.subjectClases de filosofíapt_BR
dc.subjectCuerpopt_BR
dc.subjectFormaciónpt_BR
dc.subjectHacersept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleComo corpo lançado em sala de aula tornou-se patas ao chão, língua ao vento. Cartas, passeios e peles em aulas de filosofiapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.