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Tipo: Dissertação
Título: Leitura crítica e formação do aluno leitor na contemporaneidade
Autor(es): Santos, Tania Maria dos
Primeiro Orientador: Santos, Ilka Schapper
Membro da banca: Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
Membro da banca: Magalhães, Tânia Guedes
Resumo: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – Minas Gerais e se propõe a estudar o trabalho de professores do segundo segmento do Ensino Fundamental com a leitura em sala de aula. O objetivo é discutir os significados construídos nesta atividade pelos professores de uma escola municipal de Juiz de Fora, qual seria a prática dos professores de Língua Portuguesa e também os de outras disciplinas, como História e Geografia, compartilhadas com os alunos no momento da realização de atividades com a leitura, por meio da questão norteadora: quais são os sentidos construídos, no trabalho desenvolvido pelos professores com a leitura em perspectiva crítica, a fim de promover uma reflexão sobre a formação do aluno leitor? Para a efetivação da pesquisa as referências da teoria sócio histórico-cultural de Vygotsky nas contribuições de Maria Tereza Freitas e Solange Jobim, se constituem no aporte teórico, assim como o referencial metodológico é norteado pelos princípios da Pesquisa Crítica de Colaboração (IBIAPINA, 2008 e MAGALHÃES, 2006), como um processo em que todos os sujeitos da pesquisa, em um movimento de colaboração, desenvolvimento e aprendizado, são responsáveis pela produção dos dados e do conhecimento. A discussão teórica está embasada nos estudos sobre a leitura de CHARTIER, 2009; DI FANTI, 2003; FREIRE, 1985; GERALDI, 2010; KLEIMAN, 1996; KOCH, 2011; KONDER, 2009. Finalmente a análise é baseada nas teorias da argumentação e é composta a partir de um excerto da sessão reflexiva realizada com as quatro professoras da instituição pesquisada. A discussão dos resultados está pautada na análise dos dados por meio das categorias argumentativas desenvolvidas com base em Reboul (2004), Liberali (2006) e Schapper (2010). Os resultados indicam que ainda é necessário pensar e discutir sobre a argumentação entre professores e alunos no momento da leitura em sala de aula e sobre a voz dos alunos na construção dos sentidos construídos a partir das leituras realizadas.
Abstract: This research is inserted in the research line Language, Knowledge and Teachers’ Training of the Postgraduate Program of the Faculty of Education at the Federal University of Juiz de Fora / UFJF - Minas Gerais and intends to study the teachers’ work of the second level of the Elementary School with reading in classroom. The aim is to discuss the meanings constructed in this activity by teachers of a Public School in Juiz de Fora, which would be the practice of Portuguese language teachers and also from other disciplines, such as History and Geography, shared with the students at the time of the reading activities through the guiding question: what are the meanings constructed in the work done by teachers with reading in critical perspective in order to promote reflection on the formation of the student reader? For the completion of the research references from Vygotsky’s socio-cultural and historical theory on the contributions of Maria Tereza Freitas and Solange Jobim, constitute the theoretical framework. The methodological framework is guided by the principles of Critical Research of Collaboration (IBIAPINA, 2008 and MAGALHÃES, 2006), as a process in which all the subjects of the research, in a collaboration, development and learning movement are responsible for producing data and knowledge. The theoretical discussion is based on the studies about reading by CHARTIER, 2009; DI FANTI, 2003; FREIRE, 1985; GERALDI, 2010; KLEIMAN, 1996; KOCH, 2011; KONDER, 2009. Finally, the analysis is based on the theories of argumentation and is made from an extract of the reflective meeting with the four teachers of the researched institution. The results discussion is guided by the analysis of the data through the argumentative categories developed based on Reboul (2004), Liberali (2006) and Schapper (2010). The results indicate that it is still necessary to think and discuss about the argumentation between teachers and students at the time of reading in classroom and on the voice of the students in the construction of meanings constructed from the readings taken.
Palavras-chave: Leitura crítica
Formação de professores
Interdisciplinaridade
Critical reading
Teachers training
Interdisciplinary
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3776
Data do documento: 5-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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