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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e a proposição de um mecanismo de avaliação para a Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Pereira, Adalgisa Gizela Barroso
Primeiro Orientador: Roland, Manoela Carneiro
Membro da banca: Faria Júnior, Luiz Carlos Silva
Membro da banca: Lima, Langliberds de Souza
Resumo: O presente trabalho visa analisar o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e a necessidade de um mecanismo de avaliação para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O PEC-G é um acordo bilateral de cooperação educacional, firmado com alguns países da América Latina, Caribe, do Continente Africano e Asiático. Nesta investigação, primeiro foi realizado um estudo sobre o contexto histórico do PEC-G, sobre a sua origem, finalidade e principais objetivos. Abordou-se a importância do PEC-G como garantia de um direito fundamental, que é o direito à educação previsto nos artigos 6º e 205 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Tratou-se também sobre a aplicabilidade do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Por último, realizou-se uma proposta de avaliação do PEC-G na UFJF como uma possível solução.
Abstract: This paper intends to analyze the Student-Covenant Program (PEC-G) and the need of an evaluation mechanism for the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The PEC-G is a bilateral agreement of educational cooperation settled with some countries in Latin America, in the Caribbean, and in the African and Asian continents. First, we analyzed the historical context of PEC-G, regarding its origin, purpose and main objectives. We also made an approach on the importance of the PEC-G as a guarantee of the fundamental right to education, established on the articles 6 and 205 of the Constitution of the Federative Republic of Brazil, enacted in 1988. Then, we discussed the applicability of the Student-Covenant Program in Federal University of Juiz de Fora. Finally, we proposed a PEC-G evaluation model, as a possible solution.
Palavras-chave: Avaliação
Auxílio financeiro
Educação
Estudantes estrangeiros
Governo brasileiro
PEC-G
UFJF
Brazilian government
Education
Evaluation
Financial help
PEC-G
Foreign student
UFJF
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3724
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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