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Clase: Dissertação
Título : A co-construção de identidades em interações face-a-face entre pessoas com e sem afasia de expressão
Autor(es): Oliveira, Lívia Miranda de
Orientador: Silveira, Sonia Bittencourt
Miembros Examinadores: Morato, Edwiges Maria
Miembros Examinadores: Pereira, Maria das Gracas Dias
Miembros Examinadores: Gago, Paulo Cortes
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar como pessoas com afasia não-fluente constroem e negociam identidades em interações face-a-face. Afasia não-fluente é um sintoma de um dano cerebral manifestado através de dificuldades na produção da fala. Através do uso de conceitos derivados da Análise da conversa Etnometodológica e da Sociolingüística Interacional, foi observado como questões relacionadas ao déficit lingüístico se tornam relevantes na fala-em-interação em conversas entre pessoas com e sem afasia não-fluente. O corpus é composto de aproximadamente quinze horas de gravações em audio e video de interações face-a-face. Trinta e dois segmentos representativos em que os participantes se engajam na construção de identidades foram selecionados. Os dados gerados fornecem evidência que mudanças de identidade podem ser vistas como conseqüência das mudanças de papéis provocadas pela afasia. Este estudo de caso revelou que nem todas as pessoas que apresentam afasia projetam a identidade de doente que a sociedade disponibiliza para elas, principalmente se levarmos em conta o fato de as identidades poderem ser projetadas/sustentadas em um espaço público ou privado, isto é, em relacionamentos/atividades dentro e/ou fora do contexto familiar. Uma outra distinção que se mostrou relevante neste estudo diz respeito ao fato de olharmos para a linguagem em uso, fazendo intervir não apenas a competência lingüística como também, ou principalmente, a competência comunicativa. Nesse sentido, os resultados das análises apontam que, apesar do déficit lingüístico, pessoas com afasia podem participar socialmente de conversas com pessoas sem afasia se ambos se mostrarem orientados e perceberem a relevância de recursos paralingüísticos ou não-lingüísticos na projeção e negociação de identidades sociais e discursivas no curso da interação.
Resumen : The aim of this research is to investigate how people with non-fluent aphasia construct and negociate identities in face-to-face interactions. Non-fluent aphasia is a symptom of a cerebral damage displayed by difficulties in producing talk. Through the use of concepts derived from Conversational Analysis and Interactional Sociolinguistics, it is observed how issues related to linguistic deficit become relevant in talk-in-interaction in conversations among persons with and without non-fluent aphasia. The corpus is composed of approximately fifteen hours of video and audio recordings of face-to-face interactions. Thirty two representative segments in which participants engage in construction of identities were selected. The generated data provide evidence that challenges to identity may be seen as the consequence of the “unsettled lives” produced by aphasia. This case study showed that it is not all people with aphasia who project the sick person identity that society makes available for them, principally if we consider the fact that identities can be projected/sustained in a private or public space, that is, in relationships/activities into and/or outside familiar context. Another relevant distinction in this study is concerned with the fact that we look for the language in use making intervening with not only the linguistic competence, but also, with the communicative competence. In this way, the results of analysis show that despite linguistic deficit, persons with aphasia can take part, socially, in the conversations with people without aphasia if both show themselves oriented and perceive the relevance of paralinguistics or non-linguistics resources to the discourse and social identities projection and negociation into interaction in progress.
Palabras clave : Afasia
Identidade
Fala-em-interação
Pistas de contextualização
Pressuposições contextuais
Inferência situada
Aphasia
Identity
Alk-in-interaction
Contextualization cues
Contextual presuppositions
Situated inference
Self
Frame
Footing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3443
Fecha de publicación : 12-may-2008
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



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