Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3422
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alicecardosoferreira.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma ida aos arquivos da história nacional: a percepção histórica da literatura
Author: Ferreira, Alice Cardoso
First Advisor: Carrizo, Silvina Liliana
Referee Member: Marques, Reinaldo Martiniano
Referee Member: Pereira, Terezinha Maria Scher
Referee Member: Reis, Lívia de Freitas
Referee Member: Pereira, Maria Luiza Scher
Resumo: A revisão pela qual passou a teoria do arquivo recentemente por Jacques Derrida permite a sua caracterização por duas vias diferentes, mas complementares. Há uma autoridade a ele inerente, e um local, que a ele serve de suporte. Por este motivo é possível relacionar esta teoria com o desenvolvimento da pesquisa de Gilberto Freyre sobre a formação da família brasileira, o que conduz à sua definição como arconte. Há a apropriação de Freyre pela teoria da new history que preconiza o uso de novos tipos de documentos para uma interpretação histórica do homem em sua rotina diária, como as habitações, a Literatura e as artes. Ao usar estes materiais como documento, ele interpreta a família brasileira em sua formação, e analisa a construção do regionalismo como arquivo. Freyre utiliza a Literatura em sua característica de mediação simbólica como documento ao mesmo tempo em que a define como suplemento ao seu arquivo; este trabalho consiste em verificar, portanto, a leitura de Freyre sobre as obras de José de Alencar. Ele escreve um ensaio denominado José de Alencar no qual analisa alguns romances do autor, como Senhora, O Tronco do Ipê, e uma peça, Mãe. O tema destas obras é a escravidão, por conta disso é possibilitada uma aproximação ideológica com outra peça alencariana, O Demônio Familiar. É possível também entender como Freyre utiliza as casas, enquanto habitação, como um documento ao inseri-las dessa maneira em seu arquivo, um suporte, ao lado de perceber a maneira que ele interpreta a casa como lar, dentro da constituição em seu trabalho relacionado aqui como a “casa-Brasil”. É também relacionada a maneira como ele desenvolve sua teoria a respeito do Regionalismo, ao considerá-lo como arquivo, ao passo em que é vista uma recuperação do termo do gênio romântico por ele e pelos seus colegas de geração, nas décadas de 1920 e 1930. Por último é relacionado como as escolhas do arconte dentro da consignação imprime uma violência ao arquivo: ao mesmo tempo em que Freyre seleciona importantes documentos como suporte ao seu arquivo, deixa de lado importantes documentos da História do Brasil. Ele é o primeiro a perceber a importância da participação dos povos negros na história do país, e ao mesmo tempo conduz essa percepção para o campo da cultura, e ajuda na definição da cultura do país e da nação pela linha cultural da participação popular.
Abstract: Archive theory received a contemporary review by Jacques Derrida, whose deconstruction in this subject implies in two different but complementary features on the archive word. Therefore, there is an authority which consists in an interpretation on this archive, and a place to support it. An approach between this theory and the development on Gilberto Freyre interpretation about the formation of the Brazilian family leads to the characterization of Freyre as an archon. Freyre uses the new history theory and its use of new kinds of documents, such as houses, Literature and Arts, as an interpretation of man in his daily life. Using those materials as documents, he interprets the Brazilian family in its formation and analyses the construction on Regionalism (related to its political and social overtones) as an archive. Freyre uses Literature in its symbolic characteristic on proving it as a document, as a supplement to his archive. This work consists on seeing his reading on José de Alencar writings. He writes a paper called José de Alencar in which analyses some novels of this author, such as Senhora and O Tronco do Ipê, as well a play called Mãe. These fictional writings themes are slavery, and because of this it is possible an ideological approach to other Alencar’s play, O Demônio Familiar. On the other hand it is possible to figure out how Freyre uses the houses as documents to point them out as well on his archive interpretation, like a support, as well as he interprets family home, on the characterization of the “casa-Brasil”. It is also related how he develops his theory about Regionalism considering it as an archive, at the same time that it is seen a recovering on the Romantic characteristic about the genius, that recovers on Freyre’s generation on the 1920’s and 1930’s. At least it is seen also how the archon choices implies violence on the archon’s archive, by the consignation on its construction. Freyre collets sorts of documents to support his archive, at the same time he does not select important historical documents about Brazilian History. He is the first that introduces black people on the country history, and at the same time, he feels the importance on conducting this matter to the cultural subjects, and therefore, he contributes to the perception of the people importance on the cultural and on the nation definition.
Keywords: Arquivo
Literatura
Escravidão
Alencar
Freyre
Archive
Literature
Slavery
Alencar
Freyre
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3422
Issue Date: 27-Nov-2009
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.