Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3418
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscoangelobrinati.pdf27.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Jornalismo político e identificação eleitoral: a construção da imagem de Carlos Alberto Bejani pelos jornais impressos de Juiz de Fora-MG
Author: Brinati, Francisco Ângelo
First Advisor: Leal, Paulo Roberto Figueira
Referee Member: Musse, Christina Ferraz
Referee Member: Queiroz, Adolpho Carlos Françoso de
Resumo: O trabalho, um estudo sobre a interface mídia-política, tem como objetivo principal analisar como os discursos adotados pelos dois principais jornais impressos diários de Juiz de Fora-MG ajudaram na delimitação da imagem do político Carlos Alberto Bejani - o que permitiu sua identificação com específicas parcelas do eleitorado juizforano - entre os anos de eleições municipais compreendidos entre 1988 e 2004. Pretende-se também avaliar como as coberturas das duas prisões do político pela Polícia Federal, em 2008 (por envolvimento em esquemas de corrupção de desvio de dinheiro público) e sua posterior renúncia ao cargo de prefeito representaram alterações na construção de sua persona pública. Objetiva-se discutir o fenômeno da personalização política, num contexto de centralidade dos meios de comunicação de massa na construção dos processos de identificação eleitoral.
Abstract: This dissertation, a study on the media-politics interface, aims to analyze how the discourses adopted by two major daily newspapers printed in Juiz de Fora-MG helped to define the image of politician Carlos Alberto Bejani - allowing his identification with specific portions of the electorate from Juiz de Fora - among the years of municipal elections from 1988 to 2004. Another aim is to assess how the coverage of the two arrests of the politician by the Federal Police in 2008 (for involvement in corruption schemes of misuse of public money) and his subsequent resignation as mayor represented changes in the construction of his public persona. Our goal is to discuss the phenomenon of political personalization in a context of centralization of the mass media in the construction of processes of electoral identification.
Keywords: Comunicação
Política
Identificação política
Imprensa
Carlos Alberto Bejani
Communication
Politics
Political identification
Press
Carlos Alberto Bejani
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3418
Issue Date: 29-Jan-2010
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.