Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3376
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liviafernandesdeoliveira.pdf12.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: TV Mariano Procópio e identidade juizforana: a construção do mito do pioneirismo nas páginas do Diário Mercantil e do Diário da Tarde
Autor(es): Oliveira, Livia Fernandes de
Primeiro Orientador: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Membro da banca: Leal, Paulo Roberto Figueira
Membro da banca: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Análise das narrativas veiculadas pelos jornais dos Diários Associados em Juiz de Fora/ MG sobre a implantação da TV Mariano Procópio como elemento de reforço simbólico para a construção de uma identidade juizforana marcada pelo pioneirismo. O estudo teve como pressuposto teórico a relevância das representações midiáticas e da memória no processo de construções identitárias, em diálogo com as contribuições dos Estudos Culturais. O recorte empírico do trabalho constituiu-se de edições dos jornais Diário Mercantil e Diário da Tarde veiculadas de dezembro de 1956 a julho de 1966, com seleção de conteúdos que faziam referência a TV Mariano Procópio. O percurso metodológico utilizado para compreender as narrativas tecidas sobre a emissora incluiu análises documental e de conteúdo, e permitiu identificar a presença de identidades naturalizadas da cidade no discurso impresso pela mídia local em busca de estabelecer um laço de pertencimento com o município, e assim conquistar o público juizforano.
Abstract: Analysis of the narratives conveyed by the newspapers of the Diários Associados in Juiz de Fora/ MG on the introduction of the TV Mariano Procópio as element of symbolic reinforcement for the construction of a juizforana identity marked by the pioneering. The study took as theoretical assumption the relevance of the media representations and memory in the process of identity constructions in dialogue with the contributions of Cultural Studies. The empirical sample of the work was constituted of publications of the newspapers by Diário Mercantil and Diário da Tarde conveyed of December of 1956 to July of 1966, with selection of contents that were making reference to TV Mariano Procópio. The methodological approach used to understand the narratives woven on the broadcasting station included documentary analysis and of content analysis, and allowed to identify the presence of naturalized identities of the city in the speech printed by the local media in search of establishing a knot of belong with city, and so conquering the public juizforano.
Palavras-chave: Comunicação
Identidade
Memória
História da mídia audiovisual
TV Mariano Procópio
Communication
Identity
Memory
History of the audiovisual media
TV Mariano Procópio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3376
Data do documento: 31-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.