Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3363
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
analuciameyercordeiro.pdf603.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Metodismo e educação no Brasil: as tensões com o catolicismo na primeira república
Autor(es): Cordeiro, Ana Lúcia Meyer
Orientador: Teixeira, Faustino Luis Couto
Miembros Examinadores: Dias, Zwinglio Mota
Miembros Examinadores: Camurça, Marcelo Ayres
Miembros Examinadores: Azzi, Riolando
Miembros Examinadores: Rivera, Paulo Barrera
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar, no contexto da Primeira República brasileira, o desenvolvimento do projeto educacional da Igreja Metodista Episcopal do Sul dos Estados Unidos na região Sudeste, enfocando, sobretudo, as tensões com o catolicismo. O momento de implantação das instituições de ensino metodistas no setor educacional brasileiro coincide com dois importantes períodos da história da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil: o da romanização e o da neocristandade. Em ambos os períodos as autoridades eclesiásticas católicas, visando manter a hegemonia do catolicismo na sociedade brasileira, procuraram se contrapor à difusão de correntes políticas e ideológicas consideradas heterodoxas, entre elas, o protestantismo. Sendo o metodismo uma confissão religiosa protestante que se estabeleceu no Brasil sobretudo pela influência do seu projeto educacional junto às elites liberais e progressistas brasileiras, os colégios metodistas não foram poupados da oposição da Igreja romana, seja por meio da fundação de colégios católicos, seja através dos documentos oficiais e de artigos veiculados na imprensa ultramontana. Uma vez que os metodistas pretendiam difundir no Brasil, por meio do seu projeto educacional, os valores religiosos protestantes e os valores culturais norte-americanos, visando assegurar a hegemonia ideológico-cultural da sociedade, eles reagiram à ofensiva católica, ora respondendo aos ataques sofridos, ora denunciando o não cumprimento da legislação republicana, tanto por parte das autoridades católicas como por parte das autoridades governamentais.
Resumen : This study aims to analyze, in the Brazilian First Republic context, the development of the educational project of the Methodist Episcopal Church South of the United States in the southeast region, focusing, above all, the tensions towards the Catholicism. The implantation moment of the Methodist Teaching Institutions in the Brazilian educational sector coincides with two important periods in the history of the Roman Apostolic Catholic Church in Brazil: the one of Romanization and the one of Neochristianity. In both periods the Catholic ecclesiastic authorities, trying to keeps the Catholicism hegemony in the Brazilian society, sought to pit against the spread of ideological and political groups considered heterodox, among them, the Protestantism. Being the Methodism a Protestant religious confession that was established in Brazil mainly by the influence of its education project on Brazilian liberal and progressive elites, the Methodist schools were not spared by the Roman Church opposition, either through Catholic school foundation, or through the official documents and articles conveyed in the ultramountain press. Since the Methodists wanted to spread in Brazil, through its educational project, the Protestant religious values and the North American cultural values, aiming to guarantee the society ideological-cultural hegemony, they reacted against the Catholic offensive, both responding to attacks that were suffered, and denouncing the not-fulfilment of the republican legislation, not only by the Catholic authorities but also by the governmental authorities.
Palabras clave : Metodismo
Educação
Catolicismo
Tensões
Methodism
Education
Catholicism
Tensions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3363
Fecha de publicación : 5-dic-2008
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.