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Type: Tese
Title: Metodismo e educação no Brasil: as tensões com o catolicismo na primeira república
Author: Cordeiro, Ana Lúcia Meyer
First Advisor: Teixeira, Faustino Luis Couto
Referee Member: Dias, Zwinglio Mota
Referee Member: Camurça, Marcelo Ayres
Referee Member: Azzi, Riolando
Referee Member: Rivera, Paulo Barrera
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar, no contexto da Primeira República brasileira, o desenvolvimento do projeto educacional da Igreja Metodista Episcopal do Sul dos Estados Unidos na região Sudeste, enfocando, sobretudo, as tensões com o catolicismo. O momento de implantação das instituições de ensino metodistas no setor educacional brasileiro coincide com dois importantes períodos da história da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil: o da romanização e o da neocristandade. Em ambos os períodos as autoridades eclesiásticas católicas, visando manter a hegemonia do catolicismo na sociedade brasileira, procuraram se contrapor à difusão de correntes políticas e ideológicas consideradas heterodoxas, entre elas, o protestantismo. Sendo o metodismo uma confissão religiosa protestante que se estabeleceu no Brasil sobretudo pela influência do seu projeto educacional junto às elites liberais e progressistas brasileiras, os colégios metodistas não foram poupados da oposição da Igreja romana, seja por meio da fundação de colégios católicos, seja através dos documentos oficiais e de artigos veiculados na imprensa ultramontana. Uma vez que os metodistas pretendiam difundir no Brasil, por meio do seu projeto educacional, os valores religiosos protestantes e os valores culturais norte-americanos, visando assegurar a hegemonia ideológico-cultural da sociedade, eles reagiram à ofensiva católica, ora respondendo aos ataques sofridos, ora denunciando o não cumprimento da legislação republicana, tanto por parte das autoridades católicas como por parte das autoridades governamentais.
Abstract: This study aims to analyze, in the Brazilian First Republic context, the development of the educational project of the Methodist Episcopal Church South of the United States in the southeast region, focusing, above all, the tensions towards the Catholicism. The implantation moment of the Methodist Teaching Institutions in the Brazilian educational sector coincides with two important periods in the history of the Roman Apostolic Catholic Church in Brazil: the one of Romanization and the one of Neochristianity. In both periods the Catholic ecclesiastic authorities, trying to keeps the Catholicism hegemony in the Brazilian society, sought to pit against the spread of ideological and political groups considered heterodox, among them, the Protestantism. Being the Methodism a Protestant religious confession that was established in Brazil mainly by the influence of its education project on Brazilian liberal and progressive elites, the Methodist schools were not spared by the Roman Church opposition, either through Catholic school foundation, or through the official documents and articles conveyed in the ultramountain press. Since the Methodists wanted to spread in Brazil, through its educational project, the Protestant religious values and the North American cultural values, aiming to guarantee the society ideological-cultural hegemony, they reacted against the Catholic offensive, both responding to attacks that were suffered, and denouncing the not-fulfilment of the republican legislation, not only by the Catholic authorities but also by the governmental authorities.
Keywords: Metodismo
Educação
Catolicismo
Tensões
Methodism
Education
Catholicism
Tensions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3363
Issue Date: 5-Dec-2008
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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