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Clase: Dissertação
Título : Possibilidades de uso das informações do sistema mineiro de administração escolar na gestão das escolas
Autor(es): Tomaz, Paulo Aparecido
Orientador: Santos, Gilmar José dos
Miembros Examinadores: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Oliveira, Murilo Alvarenga
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória sobre o uso do Sistema Mineiro da Administração Escolar (SIMADE) pela equipe gestora nas escolas situadas na circunscrição da SRE-Metropolitana C. Trata-se de um sistema de informação que foi implantado nas escolas estaduais de Minas Gerais e tem como principais funções a coleta, o armazenamento e processamento de dados relativos à escola, docentes e turmas, bem como da vida escolar de cada aluno. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar de forma criteriosa como o sistema pode ser utilizado para fins de contribuir no planejamento, execução e controle no âmbito da gestão escolar. Um estudo de múltiplos casos, de abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizado em quatro escolas, acompanhado de uma análise objetiva nas demais escolas estaduais da SRE – Metropolitana C. Como instrumentos de pesquisas, foram utilizados questionários estruturados e entrevista com roteiro semiestruturado. Por meio da pesquisa foi possível constatar que o SIMADE apresenta alguns pontos fortes que contribuem para a gestão escolar e alguns pontos passíveis de intervenção para tornar o sistema mais eficiente. Dentre os pontos fortes destaca-se a confiabilidade na informação e a importância dos relatórios e documentos para a secretaria escolar. Com base nos dados da pesquisa, observou-se que a criação de novos relatórios, mais capacitações para as pessoas que usufruem do sistema, definição mais clara de cronogramas e melhoria na comunicação poderá potencializar o uso do sistema na gestão escolar. Com o objetivo de melhor adequar o sistema à rotina da gestão escolar, a partir dos resultados obtidos, foi proposto o Plano de Ação Educacional (PAE), que, se implementado, poderá otimizar o uso do sistema pela equipe gestora.
Resumen : This paper presents an exploratory research about the use of the School Management System of Minas Gerais (SIMADE) by the management team from schools located in the Metropolitan C Regional Teaching Superientence. It is an information system that was implemented in state schools of Minas Gerais and its main functions are collection, storage and processing of data relating to school, teachers and classes, as well as the educational life of each student. This research was conducted in order to analyze carefully how the system can be used for the purpose of contributing to planning, execution and control within school management. A multiple case study, qualitative and quantitative approach were conducted in four schools, followed by an objective analysis in other state schools from the Metropolitan C Regional Teaching Superientence. As research instruments, structured questionnaires and semi-structured interview were used. Through research, it was found that SIMADE has some strengths that contribute to school management and some points that are likely to change to make the system more efficient. Among the strengths, reliability of information and importance of reports and documents to the school office stand out. Based on survey data, it was observed that the creation of new reports, more training for people who use the system, more clearly defined schedules and better communication can enhance the use of the system in school management. In order to better tailor the system to the routine of school management, from the results obtained, it was proposed an Educational Action Plan, which, if implemented, can optimize the use of the system by the management team.
Palabras clave : Sistema de Informação
Tecnologias Educacionais
Gestão Escolar
Information System
Educational Technologies
School Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/330
Fecha de publicación : 28-ago-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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