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dc.contributor.advisor1Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee2Kluth, Verilda Speridião-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700368Z2pt_BR
dc.creatorBeghelli, Regina Lúcia Meirelles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-08T12:36:12Z-
dc.date.available2017-02-07-
dc.date.available2017-02-08T12:36:12Z-
dc.date.issued2007-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3273-
dc.description.abstractThe present work suggests to think Education by phenomonologic/hermeneutic point of view while significant possibilities mediate for Esthetics experience. Understanding not as the form science but as a being’s fundamental disposition, this Esthetics take into account the comunicability that can be seen on speech, gesture, posture and common experiences’ singularity. The start point of this reflection is the french hermeneutist Paul Ricoeur (1913 – 2005) who defends the human understanding by the ontologic structures of a being that realize himself on the vivid world , at each moment, attributing meanings at his existence by the comprehension/ interpretation of his own actions. Supported in an own reading about philosophers as Husserl (1859 – 1938), Merleau Ponty (1908 – 1961) and Heidegger (1889 – 1976), the ricoeuring thought understands the man while state of being since always throw in a world that constitutes himself and in other hand, is constituted by himself in the ontological belongness relationship. A belongness being, always happening, contingent, that can question about his existence, that establishs with the world a significations’ net and structures his existence based on them. Thus, a something’s understanding is since always auto-comprehension. It’s understanding himself as a world bearer that the man, the state of being, recognizes himself while a being capable to multiple existences: historical, reigious, ethics, esthetics, artistics. The question in this reflection starts with the didacties practices observation and wants to see the Esthetics as a pedagogic dimension adjacent to all relations put in practice on the school ambient and all the systematic contents.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a pensar a Educação por um viés fenomenológico/hermenêutico enquanto possibilidades significativas mediadas pela experiência estética. Entendida não como a ciência da forma, mas como uma disposição fundamental do Ser, a Estética leva em conta a comunicabilidade que se percebe na fala, no gestual, na postura e na singularidade das experiências comuns. O ponto de partida para tal reflexão é o hermeneuta Paul Ricoeur (1913-2005) que defende o entendimento do humano pelas estruturas ontológicas de um ser que se efetiva no mundo vivido, a cada momento, atribuindo significados ao seu existir por meio da compreensão/interpretação de suas próprias ações. Ancorado em uma leitura própria de filósofos como Husserl (1859-1938), Merleau-Ponty (1908 - 1961) e Heidegger (1889 1976), o pensamento ricoeuriano entende o homem enquanto ser-aí desde sempre lançado em um mundo que o constitui e é por ele constituído em uma relação de pertença ontológica. Um ser de presença, em permanente acontecer, contingente, que pode problematizar a existência e que estabelece com o mundo uma rede de significações a partir das quais estrutura seu existir. Assim, a compreensão de algo é sempre autocompreensão. É percebendo-se como portador de um mundo que o homem, o ser-aí, se reconhece enquanto um ser capaz de vivências múltiplas: histórica, religiosa, ética e estética, artística etc. A questão que se abre nesta reflexão parte da observação das práticas didáticas e quer perceber a Estética como uma dimensão pedagógica adjacente a todas as relações exercidas no ambiente escolar e a todos os conteúdos sistematizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectMundo vividopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectHermeneuticpt_BR
dc.subjectEsthetics experiencept_BR
dc.subjectVivid worldpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA fluidez estética da aula e a sisudez da escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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