Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3260
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaandreiadepaulasilva.pdf708.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Pela fresta por onde olha o intelectual latino-americano: os olhares de Ricardo Piglia e Silviano Santiago
Autor(es): Silva, Maria Andréia de Paula
Primeiro Orientador: Pereira, Terezinha Maria Scher
Membro da banca: Pereira, Maria Luíza Scher
Membro da banca: Reis, Lívia
Resumo: O presente estudo tem como objeto de análise os livros Nombre falso (1975) do escritor argentino Ricardo Piglia (1940) e O falso mentiroso (2004) do escritor brasileiro Silviano Santiago (1936). Temos por objetivo refletir sobre uma ficção que se constrói em constante diálogo com as posturas teóricas e críticas dos dois autores. As duas obras aqui analisadas permitem uma leitura em contraponto com posições da crítica latino-americana no aspecto da busca de um lugar de enunciação em relação à literatura metropolitana. Nos dois autores, busca-se observar a presença de uma consciência de que há uma falsidade essencial em qualquer representação como tal, e de que é essa falsidade da representação que, uma vez revelada, é a única capaz de, paradoxalmente, preservar a possibilidade da verdade epistêmica através da abertura radical à alteridade que primeiro concede. Nesse sentido, a literatura se vê revestida de gestos escriturais que abolem as fronteiras entre teoria/ ficção, autor/leitor, numa tentativa constante de explorar e aproximar discursos que tradicionalmente estariam separados, tais como as pessoas. Criar origens, eleger precursores, buscar na memória as marcas que possibilitem um discurso sobre o presente são esses os elementos que buscamos nas obras analisadas.
Abstract: El presente estúdio tiene como objeto de análisis los libros Nombre falso (1975), del escritor argentino Ricardo Piglia (1940) y O falso mentiroso (2004), del escritor brasileño Silviano Santiago (1936). Tenemos por objetivo reflejar sobre uma ficción que se construye en constante diálogo con las posturas teóricas y críticas de los dos autores. Las dos obras aqui analisadas, permiten una lectura en contrapunto con posiciones de la crítica latinoamericana, en el aspecto de la búsqueda de un lugar de enunciación, en relación a la literatura metropolitana. En los dos autores se intenta observar la presencia de una consciência de que hay una falsedad esencial en cualquier representación como tal, y de que es esa falsedad de la representación que, una vez revelada, es la unica capaz de, paradoxalmente, preservar la posibilidad de la verdad epistemológica a través de la abertura radical a la alteridad que primeiro concede. En este sentido, la literatura se vê revestida de gestos escriturales que abolen las fronteras entre teoria/ficción, autor/lector, en una tentativa constante de expolrar y aproximar discursos que tradicionalmente estarían separados, tales como las personas. Crear orígenes, elegir precursores, buscar en la memória de las marcas que posibiliten un discurso sobre el presente. Son eses los elementos que buscamos en las obras analisadas.
Palavras-chave: Memória
Autoria
Identidade
Literatura latino-americana
Memória
Autoria
Identidad
Literatura latinoamericana
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3260
Data do documento: 20-Nov-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.