Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3252
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
davidsonmendesferreiradepaula.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miyagaki, Olímpio Hiroshi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783379E4pt_BR
dc.contributor.referee1Afonso, Luís Fernando Crocco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francinildo Nobre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786121T4pt_BR
dc.creatorPaula, Davidson Mendes Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454381P1pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:08:17Z-
dc.date.available2017-01-06-
dc.date.available2017-02-07T14:08:17Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3252-
dc.description.abstractThe Limit concept is one of the fundamental tools in teaching differential and integral calculus in higher education although it is not usually taught at basic education level, although this theme has been part of high school books for a long time. This work aims to show the importance to deal with Limit at this level, so it can work as a link between high school and higher education, once the content taught at elementary and high school are not really efficient for the study of more advanced mathematics. This work consists of several lesson plans that deal from the initial concept of limit, go through derivative, and end in Riemann’s sums and integral notions, as well as offer an overview of such issues. Topics such as maximum and minimum of the functions and also areas and volume make the introduction of the topic less impactful and pave the way to the solution of more advanced problems.pt_BR
dc.description.resumoO conceito de Limite é uma das ferramentas fundamentais no ensino de cálculo diferencial e integral no ensino superior, mas que normalmente não é lecionado no ensino básico, embora esse tema tenha feito parte dos livros do ensino médio por um longo tempo. Este trabalho visa mostrar a importância de se abordar esse assunto nesse nível, como um elo que une o ensino médio e a graduação, pois, o conteúdo ensinado até o ensino médio, não é completamente eficiente para estudar matemática mais avançada. Ele é composto por vários planos de aula que tratam desde a noção inicial de limite, passa por derivada, e finda nas somas de Riemann e noções de integral, além de uma síntese sobre esses assuntos. Temas como máximos e mínimos de funções, áreas e volumes, tornam a introdução do tema menos impactante e abrem caminho para resolvermos problemas mais avançados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectPré-cálculopt_BR
dc.subjectLimitept_BR
dc.subjectCalculuspt_BR
dc.subjectPre calculuspt_BR
dc.subjectLimitpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleLimite: uma conexão entre o ensino básico e o ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.