Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3213
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariadaluzcoelho.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Marlos Bessa Mendes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784121D6pt_BR
dc.contributor.referee2Zamboni, Ernesta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787886J6pt_BR
dc.creatorCoelho, Maria da Luz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745102E3pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-06T16:11:25Z-
dc.date.available2017-02-06-
dc.date.available2017-02-06T16:11:25Z-
dc.date.issued2007-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3213-
dc.description.abstractThe great majority of the employed teachers in public school in the historical city of São João del Rei was graduated in philosophy. This issue was the turning point for discussion about how they build up their knowledge. Based on Maurice Tardif, for whom those multiple knowledge come from different sources, and applying pre-structured interviews I could consider the knowledge and the practice of six teachers who told their stories, the places they came from as well as their background and experience. They also expressed how they related to the memory and the remains of a city that is almost three centuries old. The interviewees started with their memories and the analysis of the material extracted from textbooks and its development in the teaching of History. In the teachers’ memories the values that are given to their elementary and academic graduation are present in the build up knowledge and also in their teaching. The questions about objectivity/subjectivity, the use of sources/documents, the relation between past/present, the historical production, the historian métier and their relation to the History that is taught from the consideration of Bloch, Thompson, Schaff, Jenkins and Rüsen were the references related to the historical knowledge and the way the concept and practice that are present in the teaching of those History educators.pt_BR
dc.description.resumoA maioria dos professores efetivos de História da rede estadual na “cidade histórica” de São João del-Rei graduou-se em Filosofia. Essa questão foi o ponto de partida para a discussão acerca da constituição dos saberes desses docentes. Tendo como referência básica Maurice Tardif, para quem esses saberes são múltiplos e oriundos de fontes diversas, e a partir de entrevistas com roteiro semi-estruturado pude refletir sobre os saberes e as práticas de seis desses professores que me contaram suas histórias, os “lugares” de onde são, sua formação e experiência e, de que maneira se relacionam com a memória e os vestígios de uma cidade cuja História soma quase três séculos. Os entrevistados, a partir de suas lembranças e da análise de materiais extraídos de livros didáticos explicitaram a percepção que têm sobre aspectos relativos à construção do conhecimento histórico e seus desdobramentos no ensino da disciplina. Nas memórias desses sujeitos estão impressos os valores que dão à sua formação acadêmica e à sua experiência tanto como alunos do ensino básico quanto como professores na constituição dos saberes que permeiam a sua prática. As questões acerca da objetividade/subjetividade, o uso das fontes/documentos, a relação passado/presente, a produção historiográfica, o métier do historiador e a sua relação com a História ensinada, a partir de reflexões de autores como Bloch, Thompson, Schaff, Jenkins e Rüsen, foram as referências relativas à produção do conhecimento histórico e a maneira como isso se faz presente na concepção e na prática desses professores de História.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectConhecimento históricopt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectTeachers educationpt_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNa roda da história, memórias e saberes: os professores de história em São João del-Rei, um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.