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dc.contributor.advisor1Tavares, Fatima Regina Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782613P4pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Fabiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791696D3pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Beatriz Catão Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782510E2pt_BR
dc.creatorMunck, Laurilene Aparecida de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750375P8pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-06T16:08:06Z-
dc.date.available2017-02-06-
dc.date.available2017-02-06T16:08:06Z-
dc.date.issued2006-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3209-
dc.description.abstractAfter the Council of Trent (1545-1563), the sacrament of marriage became an official pattern for sexual behaviour from this moment on, the new Catholic Church laws happened to be substantiated by the decisions of the Council, whose main target was to protect marriage as a sacrament and an institution as well. Within this understanding the main objective of this work is to reveal how women’s body turned into the principal victim off an endless conflict between religious speech, that struggled to keep it under obedience and submission, and the everyday life practices of women, who finally gave created to a rebel body, beyond the laws of the Church and the State, in order to search for different kinds of relationships seen as illicit by then. Our main source of studies was the documents known as “Devassas Eclesiásticas”, which can be found in the ecclesiastical archives of the Arquidiocese of Mariana - MG.pt_BR
dc.description.resumoFoi após o Concílio de Trento (1545-1563) que o Sacramento matrimonial foi instituído como padrão de comportamento sexual. A partir desse momento as novas leis da Igreja Católica passaram a ser fundamentadas nas decisões estabelecidas no Concilio de Trento, que teve como um dos seus principais objetivos defender o matrimônio enquanto sacramento e instituição. Tento em vista esse contexto, a questão central da dissertação é mostrar como o corpo feminino foi a principal vítima de um conflito constante entre o discurso religioso que queria enquadra-lo na obediência e na submissão e a prática de vida das mulheres, que acabava por criar um corpo “rebelde” que burlava as leis da Igreja e do Estado para buscar formas paralelas de relacionamentos compreendidos como “ilícitos”. Tomamos como principal fonte de análise as Devassas Eclesiásticas que se encontram no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectSexualiddaept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCorpo em conflito: discurso religioso e prática de vida das mulheres em Minas Gerais no século XVIIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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