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dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee2Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881P9pt_BR
dc.creatorCarvalho, Janaína Ovídio de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717738Y6pt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T12:25:17Z-
dc.date.available2016-10-25-
dc.date.available2016-12-15T12:25:17Z-
dc.date.issued2009-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2950-
dc.description.abstractThis work was based on by a qualitative research of a historical-cultural approach; the theories of Lev Vygotsky and Mikhail Bakhtin are the basis of this work as regards the production of the subjectivity. The research aimed to understand how the interactions between the students of the first grade of a federal public school and their friends, through discursive practices present in the relationship site Orkut, may be the producers of the subjectivity of these adolescents. A systematic observation of the researcher was noticed in the Orkut website of 10 adolescents of the second grade of this school. It was observed through the reading of the speeches written in the profiles, communities and statements of these Orkut users comprehend them, according to the bakhtiniana theory, as a style of the speech. The process of analysis was guided by the categories that Bakhtin proposes as constituents of me: “I for me”, “I for the other” and “the others for me”. And these categories have permitted a comprehensive look of the interactive movement observed by the discursive practices of the students researched, in the virtual space of Orkut that led to questions about the possible contributions for the production of subjectivity of these adolescents.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, tendo como base as teorias de Lev Vygotsky e Mikhail Bakhtin no que se refere à produção da subjetividade. A pesquisa buscou compreender como as interações entre alunos do ensino médio de uma escola pública federal e seus amigos, via práticas discursivas presentes no site de relacionamentos Orkut, podem ser produtoras da subjetividade destes adolescentes. Foi realizada uma observação sistemática da pesquisadora junto às páginas do Orkut de dez adolescentes alunos pertencentes ao 1°, 2° e 3° ano desta escola. Empreendeu-se a leitura dos discursos escritos presentes nos perfis, comunidades e depoimentos destes usuários do Orkut compreendendo-os, de acordo com a teoria bakhtiniana, como um gênero do discurso. O processo de análise foi orientado pelas categorias que Bakhtin propõe como constituídoras do eu: “eu para mim”, “eu para os outros” e “os outros para mim”. Estas categorias permitiram um olhar compreensivo do movimento interativo acontecido pelas práticas discursivas dos alunos pesquisados, no espaço virtual do Orkut, que levaram a indagações sobre suas possíveis contribuições para a produção da subjetividade destes adolescentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectOrkutpt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectOrkutpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs interações no Orkut: um espaço para a produção da subjetividade de adolescentes?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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