Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2941
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valdireneandradehonorio.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A dimensão educacional no projeto Faixa Azul: a juventude em questão
Author: Honório, Valdirene Andrade
First Advisor: Calderano, Maria da Assunção
Referee Member: Fonseca, Laura Souza
Referee Member: Martins, André Silva
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de conhecer o espaço destinado à educação nas políticas para a adolescência e juventude, tendo como foco central o projeto Faixa Azul, situado na cidade de Barbacena /M.G. A definição por este objeto de estudo se deu por abranger, em seu propósito adolescentes e jovens.Tendo como aporte teórico as reflexões de Karl Marx e Antonio Gramsci foram adotadas ferramentas conceituais para nortear a direção e a forma de pesquisar. Foram utilizados conceitos significativos para a observação e posterior análise da realidade descoberta. Com o intuito de delimitar a estrutura teórica e conceitual, estabelecendo elos entre teoria e prática, foram buscados subsídios que permitissem pensar a educação, o trabalho e as políticas sociais para a adolescência e juventude no Brasil. Para atingir o objetivo proposto, no que se refere à construção dos dados, foi adotado como recurso metodológico dois questionários que foram aplicados a dois grupos de sujeitos da pesquisa: um composto por adolescentes e outro composto por jovens. Os dados obtidos foram analisados posteriormente à luz do materialismo histórico, uma vez que ele propicia uma análise dos fatos sociais tendo em vista a totalidade dos acontecimentos. Ao término do estudo a conclusão primordial obtida foi a de que as políticas para a juventude não podem prescindir de uma educação, em todas as dimensões possíveis. Elas precisam estar voltadas para a integralidade do mundo dos adolescentes e jovens, incluindo sua vida escolar, consoante com cada realidade visto que co-existem no país adolescências e juventudes diversas.
Abstract: The aim of this research was to get to know the space dedicated to education in policies for youth, focusing mainly on the Blue Band (Faixa Azul) project in Barbacena in the State of Minas Gerais. This object of study was chosen because the project includes adolescents and youths in its scope. Using as a theoretical contribution the thoughts of Karl Marx and Antonio Gramsci, we adopted conceptual tools to guide the line of research and the research method. We used concepts that were significant for the observation and subsequent analysis of the reality that was discovered. With the aim of delimiting the theoretical and conceptual structure and establishing links between theory and practice, we tried to find supplementary information which would enable us to reflect on education, work and social policies for adolescents and youths in Brazil. To achieve the aims proposed, as regards the construction of the data, we adopted, as a methodological resource, two questionnaires which were applied to two groups of subjects of the research: one of adolescents and one of youths. The data obtained was later analysed in the light of historical materialism since it provides an analysis of the social facts which bears in mind all the events. At the end of the study, the main conclusion arrived at was that policies for young people cannot do without an education, in all its possible dimensions. These policies need to be directed at the whole of the adolescents’ and youths’ world, including their school life, consistent with all their realities, since multifarious teenagers and youths co-exist in the country.
Keywords: Adolescências
Juventudes
Educação
Teenagers
Youths
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2941
Issue Date: 22-May-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.