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dc.contributor.advisor1Pinto, Vicente Paulo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sonia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcellos, Maria Helena Falcão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727387Y2pt_BR
dc.creatorBoucherville, Gisele Cristina de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258481H8pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T16:03:55Z-
dc.date.available2016-10-11-
dc.date.available2016-10-11T16:03:55Z-
dc.date.issued2008-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2815-
dc.description.abstractThe existence of the present work if must to the desire get ways so that the school can be a propitious space for the matureness and the happiness of human beings. The objective was to understand the school in its social paper in the insertion of the being in a place-space, being perceived the possible attempts of the school to understand this being and to make possible its introduction in its half one. For in such a way, I used as referencial theoretician-method the qualitative perspective of ethnographic matrix and contributions of Geertz, as well as authors who make possible me understanding of the being, the space and the education as, Nietzsche, Deleuze, Certeau, Larrosa, among others. It was taken as place and space of this research a municipal school of Tiradentes, where they had happened to the participant comments. Also as instruments the half-structuralized interviews had been used, that had occurred inside and outside of the school, and it analyzes it of some documents of the school, as the Project Pedagogical Politician and the Resume. The analyzed perspectives had left of the particular one for the generality having been able to identify to multiples necessary looks for the understanding of the education and the tourism in favor of the being, for understanding that the being, the school, the city is dived in a still bigger context of connections. This work also brought the chance to rethink the current model of education in which we are working. Leaving clearly that changes need to be made that they walk in the direction of a school whose Resume and the Planning Pedagogical Politician if comes back toward the learning and values that contribute fo toward the learning and values that contribute for the understanding of the being and the production of its social space. Admitting the learning as proposal of understanding of sensible the human beings and its multiplicity of and constituent and proper looks.pt_BR
dc.description.resumoA existência do presente trabalho se deve ao desejo de obter caminhos para que a escola possa ser um espaço propício para o amadurecimento e a felicidade de seres humanos. O objetivo foi compreender a escola em seu papel social na inserção do ser em um lugar-espaço, percebendo as possíveis tentativas da escola para compreender esse ser e possibilitar sua introdução em seu meio. Para tanto, utilizei como referencial teórico-metodológico a perspectiva qualitativa de cunho etnográfico e contribuições de Geertz, assim como autores que me possibilitaram compreensão do ser, do espaço e da educação como, Nietzsche, Deleuze, Certeau, Larossa, entre outros. Foi tomada como lugar e espaço dessa pesquisa uma escola municipal de Tiradentes, onde aconteceram as observações participantes. Também como instrumentos foram utilizados as entrevistas semi-estruturadas, que ocorreram dentro e fora da escola, e a análise de alguns documentos da escola, como o Projeto Político Pedagógico e o Currículo. As perspectivas analisadas partiram do particular para o geral podendo identificar múltiplos olhares necessários para a compreensão da educação e do turismo em prol do ser, por entender que o ser, a escola, a cidade estão mergulhados num contexto ainda maior de conexões. Este trabalho também trouxe a oportunidade de repensar o modelo atual de educação no qual estamos trabalhando. Deixando claro que mudanças precisam ser feitas que caminhem na direção de uma escola cujo Currículo e o Planejamento Político Pedagógico se voltem para a aprendizagem e valores que contribuam para a compreensão do ser e da produção de seu espaço social. Admitindo a aprendizagem como proposta de compreensão dos seres humanos e sua multiplicidade de sentidos e olhares constitutivos e próprios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSerpt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTo bept_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação que brota do chão: um olhar para a educação em Tiradentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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