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dc.contributor.advisor1Noé, Sidnei Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708498D2pt_BR
dc.contributor.referee1Gross, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798646T1pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee3Dittrich, Maria Glória-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706796U1pt_BR
dc.creatorGiovannoni, Hermenegildo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509829D6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T15:59:11Z-
dc.date.available2016-10-11-
dc.date.available2016-10-11T15:59:11Z-
dc.date.issued2009-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2810-
dc.description.abstractStarting with the hypothesis of a common foundation for religion and art in the context of the psychical life of human beings, this dissertation intends to realize a study of the concept of symbol in the analytical psychology developed by Carl Gustav Jung, to the extend that it regards both the artistic and the religious phenomena as symbolical. The first chapter provides an analysis of the main concepts needful to the understanding of the idea of symbol, beginning with primary theoretical formulations and coming to their final delineation. The second chapter deals with the application of the previously analyzed concept of symbol to the psychological aspects of artistic creation and fruition, and of religious experience.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da hipótese de uma fundamentação comum entre religião e arte no âmbito da vida anímica do ser humano, esta dissertação pretende realizar um estudo do conceito de símbolo na psicologia analítica, desenvolvida por Carl Gustav Jung, na medida em que esta considera tanto os fenômenos artísticos quanto os religiosos como simbólicos. O primeiro capítulo fornece uma análise dos principais conceitos indispensáveis à compreensão da idéia de símbolo, partindo das primeiras formulações teóricas e chegando até seu delineamento final. O segundo capítulo discorre sobre a aplicação do conceito de símbolo anteriormente analisado aos aspectos psicológicos da criação e da fruição artísticas e da experiência religiosa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSímbolopt_BR
dc.subjectInconscientept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectPsicologia analíticapt_BR
dc.subjectC. G. Jungpt_BR
dc.subjectSymbolpt_BR
dc.subjectUnconsciouspt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectAnalytical psychologypt_BR
dc.subjectC. G. Jungpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA importância do símbolo para a compreensão da religião e da arte segundo Carl Gustav Jungpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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