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Clase: Dissertação
Título : Representações identitárias de consumidores em publicidade de cerveja na TV (um estudo de caso das marcas Antarctica, Brahma e Skol)
Autor(es): Neves, Fabiana Nogueira
Orientador: Trinta, Aluizio Ramos
Miembros Examinadores: Leal, Paulo Roberto Figueira
Miembros Examinadores: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Resumo: Esta Dissertação parte de três pressupostos: da centralidade alcançada pela mídia, especialmente pela televisão, como fornecedora de modelos identitários aos sujeitos contemporâneos; das significações sociais do consumo; e da publicidade enquanto mediadora deste com a esfera da produção. Em foco está o mercado de cerveja. O objetivo geral é analisar as representações identitárias construídas na e pela comunicação publicitária das marcas de cerveja líderes em participação no mercado nacional, Skol, Brahma e Antarctica, todas de propriedade da AmBev. Juntas, estas marcas concentram mais de 70% das vendas no mercado interno. Estas representações foram estudadas a partir da identificação das estratégias criativas e discursivas presentes na comunicação publicitária de cada marca; partese do posicionamento — imagem que se deseja projetar para o consumidor — expresso em cada campanha. Posteriormente busca-se depreender, da série de atributos tangíveis e, principalmente, intangíveis, vinculados à marca, as possíveis conformações identitárias edificadas para o seu consumidor pelo discurso publicitário. As campanhas escolhidas foram “Boa, só se for Antarctica”, “Brahmeiros” e “Tá na roda? Tá redondo!”, cujos comerciais foram veiculados, em TV aberta, entre os anos de 2006 e 2009. No total, vinte e oito peças são analisadas utilizando princípios semióticos e de contextualização histórica. Reunindo um breve estudo de signos e aquele relativo ao campo social em que a marca está inserida, as análises se empenham em oferecer explicações que tornem mais clara a maneira (ou maneiras) pelas quais a publicidade constrói protótipos identitários para os sujeitos ditos hipermodernos. Os resultados permitem verificar que as marcas buscam investir-se de uma identidade agregadora dos valores mais caros ao seu consumidor para, posteriormente, pelo discurso da comunicação publicitária, devolvê-las transformadas, melhoradas, pelo vínculo ao consumo do produto. Inserido nas práticas sociais predominantemente associadas ao prazer e ao lazer, o produto/marca age enquanto sinalizador identitário social do consumidor que declara, silenciosamente, quem é, graças ao que consome.
Resumen : This dissertation was taken from three assumptions: the centrality that media, especially television, acquired as a provider of identity models to contemporary subjects; the social consumption significance and publicity as its mediator, on production halo. In focus is beer market. The main aim of this research is analyze the identity representation build up on and from market publicity productions of top beer brands in Brazilian market: Skol, Brahma, and Antatctica, all from AmBev. Together these brands concentre more than 70% on Brazilian market. These representations were studied through the identification of creative and discursive strategies present on market publicity productions of each brand; we started from the positioning - the image that the market publicity production try to project on consumer – expressed on each campaign. Thereafter we tried to inferred, from the series of tangible attributes and, mainly, from intangible attributes linked to the brands, the possible identity conformations build up for its consumer from advertising discourse. The market publicity productions chosen were: "Boa, só se for Antarctica”, “Brahmeiros” e “Tá na roda? Tá redondo!”, which advertisements were exhibited on free TV between 2006 and 2009. A sum of twenty eight films are being studied using semiotic principles and historic contextualization as methods of analysis. Combining a brief study of signs with a second one, related to the social context in which the brand is inserted, the analysis try to offer explanations that make clear the manner (or manners) through publicity proposes identity prototypes for the hypermodern subject. The analysis allowed us verify that the brands try to cover themselves in a identity builded up on the most expensive values for its consumer, to afterwards, through the magic discourse of publicity communication, taken them back transformed, improved, by the product consumption bond. The product/brand, inserted on social practices predominantly associated to pleasure and leisure, act as identity social flag of the consumer, that exposing its choice for its peers, silently declares who he is, based on what he buys. This is the way that publicity communication, on promoting and give visibility to brand identity, assist the recognition and the immediate bond between brand and consumer identity that elect that publicity communication.
Palabras clave : Identidades
Cerveja
Marcas
Televisão
Publicidade
Identity
Beer
Brands
Television
Advertisement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2676
Fecha de publicación : 27-jul-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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