Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2667
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
daniellapiresdefreitas.pdf1.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Olhares sobre o brasileiro: o jovem, a indústria cultural e os sentidos de nacionalidade
Autor(es): Freitas, Daniella Pires de
Orientador: Miranda, Sonia Regina
Miembros Examinadores: Zamboni, Ernesta
Miembros Examinadores: Freitas, Maria Teresa de Assunção
Resumo: Esta pesquisa está inserida no contexto reflexivo da contemporaneidade em que se busca compreender os diferentes processos de conformação das identidades, considerando que os indivíduos apreendem os referenciais identitários culturais, políticos e sociais de maneira diversificada e influenciada pelo contexto sócio-histórico em que vivem. Nesse contexto, também é importante considerar a presença indiscutível dos produtos e imagens culturais veiculados pela indústria cultural formadores e informadores dessas identidades . Dentre múltiplas possibilidades e caminhos reflexivos a que nos conduz a contemporaneidade, experiências vivenciadas como professora de História dos ensinos Fundamental e Médio influenciaram-me a investigar a questão da identidade nacional. No caso, moveu-me profundamente a intenção de compreender a relação que os jovens estabelecem com a nacionalidade brasileira e esse encanto/desejo se transformou na questão principal desta dissertação: como o jovem se apropria de imagens de brasileiro que circulam na indústria cultural ? Para tanto, busquei identificar e analisar as referências que 34 alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo de Viçosa utilizam ao olhar para esta nacionalidade, procurando compreender a dinâmica de apropriações do conhecimento histórico escolar e das informações/formações adquiridas pela indústria cultural. Para apreender os sentidos de brasileiro que há para esses jovens, utilizei entrevistas individuais e interagi com o grupo em um ambiente virtual, o blog, onde postaram imagens de brasileiro presentes em diferentes mídias contemporâneas. Alicerçada nas reflexões acerca da contemporaneidade e processos identitários (BAUMAN, 1999; 2010; 2011; HALL, 2006; GIDDENS, 2001; 2002), busquei estabelecer um diálogo com os estudos sobre cultura e indústria cultural de Canclini (2008) e Martín-Barbero (1997; 2004). Imprescindíveis foram também as concepções de Nação e nacionalismo elaboradas por Anderson (2008) e Hobsbawn (1990; 1994; 1998) assim como a realização de um recorte historiográfico (1920-1970) a respeito das interpretações sobre o Brasil e a nacionalidade brasileira feitas por autores nacionais cânones de nossa historiografia. Como norteadores teóricos da Educação, Bakhtin [Volochinov] (1988; 2003) e Vygotski (1987; 1988) foram essenciais, bem como teóricos da História (RÜSEN, 2001) e pesquisadores do ensino de História (CERRI, 2000; 2010; MIRANDA, 2008; 2011; ZAMBONI, 2003). Os olhares que o grupo de jovens lançou sobre o brasileiro dimensionaram aspectos relevantes a respeito da interação que estabelecem com os estereótipos nacionais e da utilização de instrumentos tecnológicos e midiáticos, analisados em diálogo com o Ensino de História ao contribuir para problematizar e questionar a maneira com que os jovens utilizam o conhecimento histórico para apreenderem o mundo.
Resumen : This research is inserted into the reflexive context of contemporariness in which one search to comprehend the different processes of conformation of the identities, considering that the individual learn the cultural, political and social identities references in a diversified manner and influenced by the social historical context in which they live. In this context, it is also important to consider the incontestable presence of cultural products and images spread by the cultural industry, formers and informers of these identities. Among multiple possibilities and reflexive paths to where we are driven by contemporariness, lived experiences as a professor of History of Fundamental and High School influenced me to investigate the question of national identity. In this case, moved me profoundly the intention to comprehend the relation that the young people establish with the Brazilian nationality and this enchantment/ desire turned into the main question of this dissertation: how the young people appropriate of images of Brazilian present in the cultural industry? For that, I search to identify and analyze the references that 34 young students of Nossa Senhora do Carmo College use while looking to this nationality, trying to comprehend the dynamics of the appropriation of the school historic knowledge and the informations/ formations acquired from the cultural industry. In order to comprehend the sense of Brazilian that exist for these young students, I used individual interviews and interacted with the group in a virtual ambience, the blog, where images of Brazilian present in different contemporary media were posted. Based on concepts of contemporariness and identity processes (BAUMAN, 1999; 2010; 2011; HALL, 2006; GIDDENS, 2001; 2002), I search to establish a dialogue with the studies about culture and cultural industry of Cancllini (2008) e Martín-Barbero (1997; 2004). Also indispensable were the concepts of nation and nationality elaborated by Anderson (2008) and Hobsbawn (1990; 1994; 1998), as well as the realization of a historic cut (1920-1970) about the interpretations of Brazil and Brazilian nationality made by national writers, thinkers of our historiography. As theoretic guiders of Education, Bakhtin [Volochinov] (1988; 2003) and Vygotski (1987; 1988) were essential, as well as the theoretical of History (RÜSEN, 2001) and researchers of the teaching of History (CERRI, 2000; 2010; MIRANDA, 2008; 2011; ZAMBONI, 2003). The regards that the students did over the Brazilian put dimension on relevant aspects of the interaction they establish with the national stereotypes and about the use of technological media tools, analyzed in dialogue with the Teaching of History in contributing to question the manner how the young use the historic knowledge to learn the world.
Palabras clave : Ensino de história
Indústria cultural
Jovem
Brasileiro
Teaching of history
Cultural industry
Young
Brazilian
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2667
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.