Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2406
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
robertaanunesguttierrez.pdf792.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee1Koslinski, Mariane Campelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769722E9pt_BR
dc.contributor.referee2Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.creatorGuttierrez, Roberta Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-09-06T14:18:47Z-
dc.date.available2016-09-02-
dc.date.available2016-09-06T14:18:47Z-
dc.date.issued2013-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2406-
dc.description.abstractEducation is a byproduct of its time and with the development of modern societies it turns not only into a mechanism of socialization but is also capable to operate social adjustments. Despite contradictory opinions education brings with its self the belief that it is a tool of social transformation. The policies in the 90s in Brazil and in the rest of the world show the convergence between educational systems, social, political and broader economical projects. The massive expansion of the school system was not accompanied by the enhancing of the cognitive performance and achievement of the students. The failure of the public school system is generated by compound factors which affects the students in different ways. The analysis of these factors has been one of the great challenges of sociology of education. In the present dissertation we try to find the possible relevant correlations between teachers and students with the help of a SAEB 2005 quantitative research.pt_BR
dc.description.resumoSendo a educação produto de seu tempo, com o desenvolvimento das sociedades modernas, alem de mecanismo de socialização passa a ser também um instrumento capaz de fazer ajustes sociais. Embora haja opiniões contraditórias, a educação traz em si a crença de ser uma ferramenta capaz de minorar as desigualdades sociais. As políticas desencadeadas nos anos de 1990, no Brasil em consonância com mundo, mostram a convergência existente entre sistemas de ensino e projetos sociais, políticos e econômicos mais amplos. Frente ao maciço alargamento das vagas ofertadas no sistema de ensino brasileiro, os índices de desempenho cognitivo dos alunos não acompanharam tal reestruturação. O fracasso das escolas públicas é gerado por uma infinidade de fatores que agem sobre o aluno de forma concatenada, gerando os mais distintos efeitos. Encontrar tais fatores tem sido o grande desafio dos estudos de sociologia da educação. No presente estudo por meio de pesquisa quantitativa com dados do SAEB 2005, procuramos encontrar a existência de possíveis relações entre algumas características que consideramos pertinentes nos professores e os resultados encontrados nas notas dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInequalitypt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleAbrindo a “caixa preta”: um olhar sobre o papel do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.