Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2259
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joelserodriguespedraca.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: PDE-ESCOLA: análise da implementação e dos resultados em uma unidade escolar de ensino fundamental no município de Manicoré/AM
Author: Pedraça, Joelse Rodrigues
First Advisor: Condé, Eduardo Salomão
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Rodrigues, Michelle Gonçalves
Resumo: Esta dissertação parte da análise do Programa PDE-ESCOLA implementado em uma unidade escolar pertencente à rede estadual de ensino do estado do Amazonas, localizada no município de Manicoré. A finalidade deste programa é atender às escolas que necessitam desenvolver suas ações com eficiência, buscando sempre um desenvolvimento favorável ao ensino e aprendizagem dos alunos e, consequentemente o bom desempenho destes nas atividades intra e extraescolares. Ao longo deste trabalho é dado destaque ao panorama da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, como também à análise do problema que está amparada na Resolução nº 04 de 17/03/2009. Informações pertinentes ao município se fazem imprescindíveis, especialmente sobre a criação da escola em análise. As informações desenvolvidas estão de acordo com um diagnóstico realizado in loco. Algumas considerações sobre a importância do trabalho da gestão escolar, bem como as implementações de políticas públicas educacionais e a análise dos resultados da investigação na escola analisada têm por embasamento a Constituição Federal de 1988, o Plano Nacional de Educação e a Legislação do Ensino Básico. Dentre os autores e teóricos citados nesta dissertação, estão H. Lück, E. S. Condé, L. F. Dourado e K. S. Freitas os quais se destacam por mostrar a importância de realizar um trabalho voltado a gestão participativa com o subsídio das políticas educacionais. O problema como combater os baixos índices de rendimento dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, norteia-se no objetivo analítico que é analisar a implementação do programa PDE-Escola entre os anos de 2009 e 2014, na escola estadual Tupinambá/Manicoré. Dos objetivos propositivos, vale destacar a implementação do PDE-Escola entre os anos de 2009 e 2014, na escola investigada; a análise do desempenho dos alunos dos anos finais do EF a partir do IDEB/2007; os resultados obtidos pela escola a partir da implementação do PDEEscola; as ações descritas no PDE-Escola, mas que não foram realizadas e, finalmente apresentar um Plano de Ação Educacional com cinco propostas de ações para auxiliar as ações da escola. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa para obtenção dos dados, bem como análise de dados documentais e ainda a realização de entrevista com a gestora da escola analisada, como também aplicação de questionários para os professores dos anos finais do EF, com questões fechadas e aberta e aplicação de questionários com questões fechadas para os alunos de 7º ao 9º do EF, dos turnos matutino e vespertino.
Abstract: This case study of the analysis of the PDE-School Program implemented in a school unit belonging to the state system of Amazonian state of education in the municipality of Manipur. The purpose of this program is to meet schools they need to develop their actions efficiently, always seeking a favorable development to teaching and student learning and hence the good performance of the intra and extra-curricular activities. Throughout this work is given prominence to the panorama of the State Department of Education of the Amazon, as well as the analysis of the problem which is supported by the Resolution No. 04 of 17/03/2009. Relevant information to the municipality to make essential, especially about school creation under review. Information developed are consistent with a diagnosis carried out on the spot. Some considerations about the importance of school management work as well as educational public policy implementation and analysis of research results in the analyzed school have based the Federal Constitution of 1988, the National Plan for Education and the Basic Education Law. Among the authors and theorists cited in this paper are H. Lück, E. S. Condé, L. F. Dourado and K. S. Freitas which stand out by showing the importance of holding a job turned participatory management with the subsidy of educational policies. The problem how to combat the low income levels of students from 6th to 9th grade of elementary school is guided in the analytical goal is to analyze the implementation of PDE-School program between the years 2009 and 2014, the state school Tupinambá / Manipur . The purposeful goals, it is worth highlighting the implementation of PDE-School between the years 2009 and 2014, the school investigated; the performance analysis of students' final years of the EF from IDEB / 2007; the results obtained by the school from the implementation of PDE-School; the actions described in the PDE-School, but were not carried out and finally present an Educational Action Plan with five proposals for action to help the school's actions. The methodology used is the qualitative approach to data collection and analysis of documents and even conducting an interview with the school's management analyzed, as well as questionnaires for teachers of the final years of the EF, with closed and open questions and questionnaires with closed questions for students from 7th to 9th of EF, the morning and evening shifts.
Keywords: Gestão escolar
Políticas públicas educacionais
Desempenho
School management
Educational public policy
Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2259
Issue Date: 7-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.