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dc.contributor.advisor1Lobo, Valéria Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766244E9pt_BR
dc.contributor.referee1Fontana, Mónica Graciela Zoppi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784830J7pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Júnia Marise Matos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704956T4pt_BR
dc.contributor.referee3Ionta, Marilda Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728367T8pt_BR
dc.creatorSimão, Fabio Luiz Rigueira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177589E9pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-25T16:35:55Z-
dc.date.available2016-07-25-
dc.date.available2016-07-25T16:35:55Z-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2204-
dc.description.abstractIn this work, we study the creation and the trajectory of Superior School of Domestic Science (SSDS) and the construction of an ideal of woman and of domesticity spread by official proposals from Minas Gerais State University in the 1940s. SSDS was created by international cooperation between Brazil and the US in order to instruct women to be home economists with skills to influence and change the life of the families in the state. The course was created with the support of the cooperative program between Brazil and the U.S. The analytical programs of the lessons, student news, periodicals from the Female Month composed the representations about the women that we have studied. We have crossed official sources with magazines, diaries, pictures and interviews to comprehend how those women spread values that kept them in a submission social status, but from an academic sphere, a public space, which was before reserved to men exclusively. This paradox makes us realize the complex dimension of the project and process around which the history of the domestic science course is involved, as well as comprehend the role of the domestic sciences’ students whose action constructed identities and subjectivities.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, estudamos a criação e a trajetória da Escola Superior de Ciências Domésticas (ESCD) e da construção de um ideal de mulher e de domesticidade difundido por propostas oficiais da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais nos anos 1940. O curso foi criado a partir da cooperação internancional com os EUA sob o objetivo de formar economistas domésticas com habilidades para levar as comunidades rurais do Estado de Minas Gerais um conjunto de hábitos e valores que organizassem a vida intra e interfamiliar. Os programas analíticos das disciplinas, jornais, revistas, periódicos estudantis, anais da Semana Feminina, evento que precede a própria criação da ESCD, entre outras fontes compõem a base documental a partir da qual estudamos os discursos e as representações construídas a propósito do curso e da mulher. Cruzamos fontes oficiais com revistas, juízos filosóficos e entrevistas para compreender como as personagens que assimilaram aqueles valores, agora a partir da esfera acadêmica (espaço antes reservado aos homens exclusivamente) conquistaram um espaço a principio inóspito a sua presença e como a própria Escola se transformou no movimento de sua expansão e da consolidação do campo acadêmico que peretrava. Esse paradoxo nos permite compreender melhor a complexa dimensão de projeto e de processo em torno do qual a história do curso de economia doméstica insere-se, percebendo o papel das estudantes, cuja ação construiu identidades e subjetividades muito próprias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCiências domésticaspt_BR
dc.subjectDomesticidadept_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectDomestic sciencept_BR
dc.subjectDomesticitypt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleSer mulher, “uma missão”: a escola superior de ciências domésticas, domesticidade, discurso e representações de gênero (1948-1992)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



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