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dc.contributor.advisor1Noronha, Jovita Maria Gerheim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708316U8pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Eneida Maria de-
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dc.contributor.referee2Campos, Laura Barbosa-
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dc.contributor.referee3Neves, Teresa Cristina da Costa-
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dc.contributor.referee4Pereira, Maria Luiza Scher-
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dc.creatorMillen, Juliana de Castro-
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dc.date.accessioned2016-07-25T16:32:14Z-
dc.date.available2016-07-22-
dc.date.available2016-07-25T16:32:14Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2194-
dc.description.abstractThe literary and journalistic path taken by Carlos Heitor Cony might be explored in analytical investigations that aim at unveiling the meanings of the relationship between subject and language and individual, family, and historical memory. From the author’s literary production, the work Quase memória: quase romance [Almost memory: almost novel] has been selected to critical reflexive analysis as it was built around the search for past through memory. The narrator who is also the author waves around childhood, the time spent in the convent and the experience as journalist, all seen through the relationship with his father, a key character to return to rememberance. His work with chronicles was considered in the collections published as Os anos mais antigos do passado [The oldest years of the past] , O harém das bananeiras [Harem of banana trees], O tudo e o nada [Everything or nothing at all] and Eu, aos pedaços: memórias [Me into pieces: memories]. These books include particular and collective situations that might be formed by personal, professional, family and historical facts. They hold in their content the foundations that make singular the dimension of memory such as life experience, showing the author’s narrative ability as well as sufficient elements to the study of the writing of the self. In those books linked to his personal experience, Cony searches for translating relative truth or he mixes fiction with reality. In other passages, he uses as narrative strategy the character of his father to be able to speak of himself. He also builts through his father’s experience the history of printed journalism in Rio de Janeiro from 1950 onwards. The eye opening to the relationship between subjective world and objective world by the contemplation of his father’s universe is translated in meanings that enable us to understand, analyse, and interpret it including the memory of a time that cannot return but that can be translated in (re)signifying(s).pt_BR
dc.description.resumoO percurso literário e jornalístico de Carlos Heitor Cony podem ser explorados em investigações analíticas que busquem desvelar significados das relações do sujeito com a linguagem com a memória individual, a familiar e a histórica. Do conjunto da produção literária do autor, foi selecionada para a análise crítico-reflexiva, a obra Quase memória: quase romance que está construída em torno da busca do passado pela memória. O autor-narrador transita pela infância, pelo período em que foi seminarista e pela experiência como jornalista, tudo isso por meio da relação com o pai, personagem chave para o retorno das lembranças. Foram consideradas suas produções em crônicas pertencentes às coletâneas: Os anos mais antigos do passado, O harém das bananeiras, O tudo e o nada e Eu, aos pedaços: memórias. As obras incluem acontecimentos particulares e coletivos que podem se constituir em fatos pessoais, profissionais, familiares e históricos. Detém no seu conteúdo fundamentos que singularizam a dimensão de memória como experiência de vida, denotando sua capacidade narrativa, além de elementos suficientes para o estudo das escritas do eu. Nessas produções, que se vinculam as suas experiências pessoais, Cony procura traduzir verdades relativas ou mistura ficção com verdade. Outras vezes tem como estratégia narrativa o personagem do pai para que a partir dele possa falar de si. Também remonta, por meio da sua experiência e do pai, a história do jornalismo impresso carioca a partir de 1950. O abrir os olhos para a relação do mundo subjetivo com o mundo objetivo, através da contemplação do universo do pai, traduz-se em significados que nos possibilitam compreender, analisar e interpretar, incluindo-se a memória de um tempo que não retorna, mas que pode ser traduzido em (re)significado(s).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarlos Heitor Conypt_BR
dc.subjectEscritas de sipt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectCarlos Heitor Conypt_BR
dc.subjectWritings of the selfpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectChroniclept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleUma forma oblíqua de falar de si: Carlos Heitor Cony e seus euspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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