https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2134
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaandreiadepaulasilva.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | A pedagogia do falso: experiência e experimentação na obra de Silviano Santiago |
Autor(es): | Silva, Maria Andréia de Paula |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Evando Batista |
Membro da banca: | Oliveira, Maria Clara Castellões de |
Membro da banca: | Pereira, Terezinha Maria Scher |
Membro da banca: | Souza, Eneida Maria de |
Membro da banca: | Hoisel, Evelina de Carvalho Sá |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é relacionar ensaio, ficção e biografia, buscando, no hibridismo da escrita de Silviano Santiago, uma proposição autoral. Para concretizar tal posição, o autor evoca sua trajetória biomaterial, mediante o trabalho estético e crítico, e se serve da persona do professor. Silviano Santiago é tomado como exemplo de uma pedagogia do falso, que busca educar o leitor por meio de uma ação através da arte. Essa pedagogia exige encenar teorias através do texto literário e pressupõe a apropriação como estratégia de recuperação do passado, aspecto que permite a leitura do presente e projeções para um futuro. Por meio de uma abordagem ligada à crítica literária e, até certo ponto, biográfica, busca-se demonstrar que a atividade de professor de literatura portuguesa e brasileira permitiu a Silviano Santiago construir uma visão do sistema literário brasileiro, entendido tanto no aspecto da produção quanto no aspecto da circulação do texto, que estabelece pontes metafóricas entre autores de textos ficcionais e de textos teóricos de diferentes épocas. Serão configurados, portanto, os papéis de escritor, professor e intelectual, a partir de um corpus preestabelecido. |
Abstract: | El objetivo de esta investigación es relacionar el ensayo, la ficción y la biografía, buscando en la hibridez de la escrita de Silviano Santiago una proposición autoral. Para concretizar esta posición, el autor evoca su trayectoria biomaterial por medio del trabajo estético y crítico, sirviendose del imagen del profesor. Silviano Santiago es considerado ejemplo de una pedagogía del falso, que busca enseñar el lector por medio de una acción a través del arte. Esta pedagogía exije escenar teorías basadas en textos literarios y presupone la apropiación como estrategia de recogida del pasado, aspecto que permite la lectura del presente y proyecciones para un futuro. Por medio de un abordaje relacionado con la critica literaria y, hasta cierto punto, biográfica, se intenta demostrar que la actividad del profesor de literatura portuguesa y brasileña ha permitido a Silviano Santiago construir una visión acerca del sistema literario brasileño pensado tanto en el aspecto de la producción cuanto en el aspecto de la circulación del texto, que establece "puentes metafóricas" entre autores de textos ficcionales y textos teóricos de distintas épocas. Se van configurar, por lo tanto, los papeles del escritor, del profesor y del intelectual desde un corpus pre establecido. |
Palavras-chave: | Silviano Santiago Autoria Autoficção Pedagogia Silviano Santiago Autoría Autoficción Pedagogía |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2134 |
Data do documento: | 19-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.