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dc.contributor.advisor1Abdalla, José Gustavo Francis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787477A1pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702849U5pt_BR
dc.contributor.referee1Colchete Filho, Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798824U1pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700720Z1pt_BR
dc.creatorCruz, Débora Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4639728H9pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-14T20:38:30Z-
dc.date.available2015-12-14-
dc.date.available2015-12-14T20:38:30Z-
dc.date.issued2015-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/209-
dc.description.abstractThe Convention on the Rights of Persons with Disabilities adopted by the UN in 2006, of which Brazil is a signatory, ensures an inclusive education system in environments that maximize academic and social development of the person with disabilities. The current National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008), ensures the right to enrollment in regular schools for all students with disabilities, and its purpose is to ensure accessibility in all spheres. This dissertation proposes a reflection on the quality of educational settings designed to accommodate children with disabilities. Its object is to investigate the schools with specialized educational services and the multifunctional resource classes in the city of Juiz de Fora. This research aims to understand how the inclusion of students with disabilities, particularly intellectual disabilities, influences on changes in school architecture. This work is characterized as an Exploratory Research with an interdisciplinary and qualitative approach. It leans on the multidisciplinary literature on the subject and field studies, with reference to the techniques and tools of Post-Occupancy Evaluation. The study was conducted in three public schools in Juiz de Fora - MG, and the four following types of users were investigated: students with intellectual disabilities, specialized education teachers, collaborative teachers and principals. The architecture as an element contributing to the quality of experience of its users was analysed as well as opinions have been raised about the ideal school, pointing out the challenges in the realization of school inclusion. It was concluded that there are serious problems on attendance of physical accessibility and that the spatial changes aimed at assisting students with intellectual disabilities are still not considered. This situation shows that there are problems assessment and educational support these children in the school environment that need to be addressed to enable their insertion in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoA Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, assegura um sistema de educação inclusiva em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social do deficiente, bem como a atual Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), assegura a todos os alunos com deficiências, o direito de matrícula em escolas regulares, e declara como um de seus objetivos garantir a acessibilidade em todas as esferas. Neste sentido esta dissertação propõe uma reflexão acerca da qualidade dos ambientes educacionais destinados a receber crianças com deficiências e tem como objeto de investigação a arquitetura de escolas que possuem espaços destinados ao atendimento educacional especializado (AEE), como as salas de recurso multifuncional, na cidade de Juiz de Fora. O foco da investigação está na forma como se processa a inclusão de alunos com deficiências, particularmente, aqueles com deficiência intelectual, no que tange às alterações de espaço da arquitetura escolar. Esta dissertação caracteriza-se como sendo uma Pesquisa Exploratória, com uma abordagem interdisciplinar e qualitativa. Apoiou-se na literatura interdisciplinar do tema e nos estudos de campo, tendo como referência as técnicas e instrumentos da Avaliação Pós-Ocupação. O estudo foi realizado em três escolas municipais de Juiz de Fora - MG, e investigou os usuários do ambiente escolar, tais como: alunos com deficiência intelectual, professores de atendimento educacional especializado, professores de ensino colaborativo e diretores. Analisou-se a arquitetura enquanto elemento colaborador para a qualidade da vivência e da educação de alunos com deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento e foram levantadas opiniões sobre a escola ideal, apontando os desafios perante a efetivação da inclusão escolar. Conclui-se que existem problemas graves em relação ao atendimento da acessibilidade física nas escolas e que mudanças espaciais voltadas para o atendimento de alunos com deficiências intelectuais ainda não são consideradas. Tal situação aponta que há problemas de avaliação e acompanhamento pedagógico dessas crianças no ambiente escolar que precisam ser enfrentados para possibilitar suas inserções no espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectArchitecture schoolpt_BR
dc.subjectIntellectual Disabilitypt_BR
dc.subjectSchool Inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.titleArquitetura e espacialidade escolar para o aluno com deficiência intelectual: percepção ambiental em escolas com atendimento educacional especializado em Juiz de Fora/ MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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