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Clase: Dissertação
Título : Batalhas simbólicas e controvérsias terminológicas: os discursos de pesquisadores sobre a identidade do campo da comunicação na área de comunicação organizacional
Autor(es): Lara, Cássia Vale
Orientador: Lopes Filho, Boanerges Balbino
Miembros Examinadores: Musse, Christina Ferraz
Miembros Examinadores: Maranini, Nicolau José Carvalho
Resumo: Verificar a validade da hipótese segundo a qual as terminologias relacionadas à área de Comunicação emergem em meio a lutas simbólicas pelo lugar de fala constitui o pilar central desta pesquisa. Os dez autores de Comunicação Organizacional mais citados pelo portal Google Acadêmico têm suas estruturas discursivas analisadas. O estudo parte de referenciais teóricos nos quais as identidades são concebidas como construções sociais, regidas por disputas de poder, também presentes no ato de classificar. As entrevistas em profundidade realizadas com os pesquisadores são submetidas a Análise de Conteúdo, predominantemente sob a concepção de Bardin, e a Análise Crítica de Discurso, utilizando-se da noção de fórmula, de Krieg-Planque. Por meio de grupos focais, também são analisadas as concepções de professores e profissionais relacionados à área, que trabalham na cidade de Juiz de Fora. Eles discutem em que medida percebem conflitos simbólicos entre os escritores e o quanto a variedade de terminologias pode impactar sua rotina de trabalho.
Resumen : The main aim of this research is to verify the hypothesis according to which the terminologies related to Communication appear among symbolic struggles. The top ten writers of Business Communication mentioned by Google Scholar have their discursive structures analysed. This project is based on a theory in which identities are conceived of as social constructions conducted by power struggles, which are also present in the classification. All the interviews carried out in depth with the researchers have been submitted to Content Analysis, as conceived by Bardin and to Critical Discourse Analysis, a technique used by Krieg-Planque. Focus groups have also been used to analyse the conceptions of lecturers and Communication professionals who work in Juiz de Fora. They have discussed to what extent they perceive symbolic struggles among the writers and how much the variety of terminologies can have an impact on their daily routine.
Palabras clave : Comunicação
Campo
Comunicação organizacional
Identidades
Terminologias
Communication
Field
Business communication
Identities
Terminologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2059
Fecha de publicación : 25-mar-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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