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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee2Polon, Thelma Lucia Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791904P4pt_BR
dc.contributor.referee3Calderano, Maria da Assunção-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700993A2pt_BR
dc.creatorLessa, Paula Batista-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775076E8pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:31:54Z-
dc.date.available2016-07-07-
dc.date.available2016-07-13T16:31:54Z-
dc.date.issued2012-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2011-
dc.description.abstractThis research aimed at identifying if and how the official curricular policy, National Curricular Parameters (PCN, in Portuguese), presented by the Education and Culture Ministry, was being spread, by means of teacher training university courses in distance education experiences. The interest in the research was justified by the possibility of such learning method having become an important mans of divulging such policy. We chose to conduct a bibliographic-documental research of the PCN text and of the printed didactic material used by two teacher training courses developed to be taught by distance. The data was classified and catalogued into 8 categories: 1) decentralization, school autonomy, co-accountability, participation appeal; 2) development in the student of competencies and commitment to the formation towards citizenship; 3) political commitment by the educator towards the students and results; 4) epistemological perspective; 5) profile and valorization of the teacher’s critical and reflexive competencies; 6) content organization, didactics and evaluation; 7) inclusive perspective; 8) time and space of the school. We used as theoretical reference the concepts and analysis originated from studies about the elaboration and circulation of curricular policies developed by Stephen BalI, Edil Paiva, Alice Lopes, Elizabete Macedo and from studies about teacher training policies elaborated by Helena Freitas, Marli André, Menga Ludke, Iria Brzezinski. We contrasted the analysis of such authors with PCN texts and printed didactic material used by the selected teacher training courses with the intent of identifying and analyzing the elements which would allow us to affirm if the PCN guidelines were being adopted by such courses. We came to the conclusion that the PCN figurated in the didactic material in hybrid form and were more clearly present in the course organized by UNIRIO than in that of UFES.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou verificar se e como a política curricular oficial, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), apresentada pelo MEC, estava sendo propagada, via cursos de formação superior de professores desenvolvidos em experiências de educação a distância. O interesse pela pesquisa se justificou pela possibilidade dessa modalidade de ensino poder ter se tornado um importante canal de difusão dessa política. Optamos por realizar uma pesquisa bibliográficodocumental do texto dos PCN e dos materiais didáticos impressos utilizados por dois cursos de formação de professores desenvolvidos a distância. Os dados foram classificados e analisados dentro de 8 categorias: 1) descentralização, autonomia escolar, corresponsabilização, apelo à participação; 2) desenvolvimento no aluno de competências e compromisso com a formação para a cidadania; 3) compromisso político do educador para com os alunos e os resultados; 4) perspectiva epistemológica; 5) perfil e valorização das competências críticas e reflexivas do professor; 6) organização dos conteúdos, didática e avaliação; 7) perspectiva inclusiva; 8) tempo e espaço escolar. Utilizamos como referencial teórico os conceitos e análises oriundas de estudos sobre os processos de elaboração e circulação das políticas curriculares desenvolvidos por Stephen BalI, Edil Paiva, Alice Lopes, Elizabete Macedo e de estudos sobre as políticas de formação de professores elaborados por Helena Freitas, Marli André, Menga Ludke, Iria Brzezinski. Cotejamos as análises desses autores com os textos dos PCN e dos materiais didáticos impressos utilizados pelos cursos de formação selecionados com a intenção de identificar e analisar os elementos que nos permitissem dizer se as orientações dos PCN estavam sendo adotadas por esses cursos. Constatamos que os PCN figuravam nos materiais didáticos dos cursos de forma hibrida e que eram mais claramente apresentadas no curso da UNIRIO do que no da UFES.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolítica de formação de professorespt_BR
dc.subjectPolítica curricularpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeacher training policypt_BR
dc.subjectCurricular policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs PCN em materiais didáticos para a formação de professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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