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dc.contributor.advisor1Almeida, Eduardo Simões de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797699P4pt_BR
dc.contributor.referee1Sartoris Neto, Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797697J4pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Claudio Roberto Fóffano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721416Z8pt_BR
dc.creatorCarvalho, Claudio Luiz de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279722P1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:23:21Z-
dc.date.available2016-07-04-
dc.date.available2016-07-13T16:23:21Z-
dc.date.issued2012-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1989-
dc.description.abstractAbstract: The transport demand literature has rarely considered the influence of geographical interation or social network on passenger flows. This work aims to estimate air transport demand using an extended gravity model, controlling for spatial and network effects. As to the Gravity Model, the extended specification has been proper and has demonstrated the relevance of economic masses (GDP and population) as well the distance to explain passengers flows between the cities. Although spatial autocorrelation is a little significant, it is still useful to explain air passengers flow demand.pt_BR
dc.description.resumoResumo: A literatura de transporte raramente considera a influência da interação espacial e das redes sociais sobre os fluxos de passageiros. A presente dissertação possui como objetivo a estimação da demanda de transporte aéreo por meio de dados na forma de fluxos de passageiros entre pares origem-destino (O-D), utilizando como método de estimação o modelo gravitacional ampliado, incorporando efeitos fixos, espaciais e de rede. Em relação ao modelo gravitacional, sua especificação se mostrou adequada nas estimações mostrando que tanto o tamanho dos municípios quanto a distância que os separa são variáveis relevantes para explicar o fluxo de passageiros entre os mesmos. O que mostra que a ―massa‖ do município, o PIB ou a população, são os principais determinantes para o incremento de passageiros em rotas aéreas, e que a distância se mostra uma restrição relevante para este incremento. Além disso, as variáveis que captam a autocorrelação espacial no modelo, ainda que menos significativas, são relevantes para explicar o fluxo de passageiros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutocorrelação espacialpt_BR
dc.subjectModelo gravitacionalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSpatial autocorrelationpt_BR
dc.subjectGravity modelpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEstimação da demanda aérea por transporte de passageiros com um modelo gravitacional ampliadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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