Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19817
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lauralourenabatistamouralopes.pdfPDF/A1.77 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Thiago Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160057701187764pt_BR
dc.contributor.referee2Cova, Márcia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002pt_BR
dc.creatorLopes, Laura Lourena Batista Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997263378292370pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-19T16:19:05Z-
dc.date.available2025-11-19-
dc.date.available2025-11-19T16:19:05Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19817-
dc.description.abstractThis dissertation presents a management case focussing on the personnel payment sector at the Regional Education Superintendence (SRE) of Januária, which covers 19 municipalities in the north of Minas Gerais, encompassing a network of 134 schools and 8,319 civil servants. The general objective is to investigate the problems faced in knowledge management in the Payroll Sector and propose actions to improve it. The specific objectives are: to describe the problems faced in terms of effective knowledge management; to analyse the causes of the problems in the SRE's payment sector; and to propose actions that can address the causes of the problems identified in order to improve knowledge management in the SRE's payment sector. The motivation for carrying out this research arose from the author's realisation, in the course of her work, that knowledge management is not fully consolidated, leading to a number of doubts about the tasks related to her duties. Although there are answers to some of these questions, they are not organised in such a way that they can be consulted quickly at any time. This lack of information and the consequent lack of standardisation leads to differences in the modus operandi between the employees responsible for payroll entries and the tax agents at the Januária SRE, which can affect the efficiency of the services provided. The theoretical framework is grounded in publications by scholars of public administration. A qualitative approach was adopted, initially based on literature review and document analysis. Subsequently, field research was conducted through semi-structured interviews with the payroll coordinator and supervisory staff. Data analysis was performed using triangulation between field findings, literature review, and document research. Following the methodology required by the graduate program, an Educational Action Plan (PAE) was developed, proposing measures to improve the knowledge management process within the studied SRE, specifically in relation to the analyzed area.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um caso de gestão que tem foco no setor de pagamento de pessoal na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária, que contempla 19 municípios do Norte de Minas Gerais, abrangendo uma rede de 134 escolas e 8.319 servidores. O objetivo geral é investigar os problemas enfrentados na gestão do conhecimento no setor responsável pelos pagamentos e propor ações para o seu aperfeiçoamento. Os objetivos específicos são: descrever os problemas enfrentados para uma efetiva gestão do conhecimento; analisar as causas para os problemas no setor de pagamento da SRE e propor ações que possam enfrentar as causas dos problemas identificados, para aprimorar a gestão do conhecimento no setor de pagamento da SRE. A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa partiu pela constatação, pela autora, no exercício de suas funções, que a gestão do conhecimento não está totalmente consolidada, ocasionando diversas dúvidas em relação às tarefas relativas às suas atribuições. Embora existam respostas para algumas dessas dúvidas, elas não estão organizadas de forma que possam ser consultadas com agilidade a qualquer momento. Essa carência e a consequente falta de padronização podem afetar a eficiência dos serviços prestados e acarretar divergências de modos operandi entre os funcionários responsáveis pelos lançamentos referentes à folha de pagamento, os supervisores de pagamento, conhecidos também como taxadores da SRE de Januária. Para estudar o tema, o referencial teórico se baseia em publicações de estudiosos do tema da administração pública. Foi adotada uma abordagem qualitativa, tendo base, inicialmente, em uma revisão da literatura e uma pesquisa documental. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de campo, contando com entrevistas semiestruturadas com o coordenador de pagamento e com supervisores de taxação. A análise dos dados foi realizada por meio da triangulação entre o que foi levantado no campo com os achados da revisão da literatura e da pesquisa documental. Seguindo o modelo adotado neste programa, foi elaborado, por fim, o Plano de Ação Educacional (PAE), propondo medidas para o aprimoramento do processo de gestão do conhecimento na SRE estudada no que tange ao objeto analisado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão educacional em Minas Geraispt_BR
dc.subjectTaxadorpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectEducational management in Minas Geraispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão do conhecimento no setor de pagamento da Superintendência Regional de Ensino de Januária- MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons