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dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Colchete Filho, Antonio Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5922400672416402pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233pt_BR
dc.contributor.referee2Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736151077996505pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Alessandra Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Gorczevski, Deisimer-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038568167789231pt_BR
dc.creatorCampos, Fernanda de Façanha e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7732309955588436pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-19T14:02:22Z-
dc.date.available2025-11-17-
dc.date.available2025-11-19T14:02:22Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19809-
dc.description.abstractThis thesis addresses the communication of graffiti made by women in the city of Juiz de Fora (MG). It is the result of an investigation that seeks to understand the relationship between graffiti as a message, the woman as the subject who produces it and the city being the main space for this creation. The research started from the following question: what are the dimensions of graffiti made by women as a communicative phenomenon in the city? The hypothesis is that the dimensions are related to the communication phenomena linked to graffiti itself, to women themselves, and to the city itself, as well as to the communication phenomena arising from their interrelations (graffiti, women, and the city). The study aimed to highlight the dimensions of graffiti created by women, understanding it as a communication phenomenon. The methodological procedure had the steps: literature review of the concepts graffiti, woman, city and the relationship with communication; definition of the research problem and hypothesis; search for graffiti artists in the city by urban route, by Instagram and by snowball. From what was found there was the selection of five graffiti artists whose names are: Pekena Lumen, Big Didi, Tia, Mabayô and KTN, with whom individual in-depth interviews were conducted. The analyses of the interviews were carried out based on three interrelated categories: graffiti, women, and the city. In the end, it is concluded that the communicative logic of graffiti made by women in the city permeates at least six dimensions that take part of the communicative production of graffiti, which may or may not correlate, the aesthetic dimension; subversive and transgressive dimension; feminist, activist or empowerment dimension; subjective and community dimension; temporal space dimension and dimension of the law. Graffiti can be understood as a communication phenomenon in the city, especially in the context of popular, alternative and community communication.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese aborda a comunicação do graffiti feito por mulheres na cidade de Juiz de Fora (MG), sendo o resultado de uma investigação que busca a compreensão sobre a relação entre o graffiti como mensagem, a mulher, o sujeito que o produz, e a cidade, o principal espaço para essa criação. A pesquisa partiu da seguinte questão: quais são as dimensões do graffiti feito por mulheres como fenômeno de comunicação na cidade? A hipótese é que as dimensões se relacionam com os fenômenos de comunicação vinculados ao graffiti em si, à mulher em si e à cidade em si, bem como com os fenômenos de comunicação decorrentes das interrelações eles (graffiti, mulher e cidade). O estudo teve como objetivo evidenciar as dimensões do graffiti feito por mulheres, entendendo-o como um fenômeno de comunicação. O procedimento metodológico contou com as etapas de revisão de literatura dos conceitos graffiti, mulher, cidade e da relação com a comunicação; de definição do problema de pesquisa e da hipótese, e de busca das grafiteiras na cidade por percurso urbano, pelo Instagram e por bola de neve. A partir do que foi encontrado, houve a seleção de cinco grafiteiras, sendo estas: Pekena Lumen, Big Didi, Tia, Mabayô e KTN, com as quais foram realizadas entrevistas em profundidade individual. As análises das entrevistas foram realizadas a partir de três categorias inter-relacionadas: graffiti, mulher e cidade. Ao final, conclui-se que as dimensões do graffiti feitos por mulheres na cidade perpassam, ao menos, seis dimensões que integram a produção comunicava dos graffiti, que podem se correlacionar, a saber: a dimensão estética; a dimensão subversiva e transgressora; a dimensão feminista, ativista ou de empoderamento; a dimensão subjetiva e comunitária; a dimensão espaço temporal, e a dimensão legal. O graffiti pode ser entendido como um fenômeno de comunicação na cidade, principalmente no âmbito da comunicação popular, alternativa e comunitária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJuiz de Forapt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleAs dimensões do graffiti feito por mulheres como fenômeno de comunicação na cidade: um olhar a partir da prática das mulheres grafiteiras em Juiz de Forapt_BR
dc.typeTesept_BR
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