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Tipo: Dissertação
Título: À escuta da palavra e dos vazios que reverbera nas poéticas de Pascoli e Gualtieri: voz, som, presença e o reacontecimento de lugares amados
Autor(es): Xavier, Júlia Bellei
Primeiro Orientador: Santi, Elena
Co-orientador: Colangelo, Stefano
Membro da banca: Faria, Alexandre Graça
Membro da banca: Oliveira, Julio Cesar Souza de
Membro da banca: Santurbano, Patricia Peterle Figueiredo
Resumo: Esta dissertação analisa os possíveis diálogos entre as poéticas de Giovanni Pascoli e Mariangela Gualtieri, assumindo como referência central para pensar essa relação a peça Voci di tenebra azzurra (2014). Elaborada por Gualtieri, essa peça retoma as vozes que consolam o sujeito lírico do poema pascoliano “La mia sera” (1900), evidenciando uma forte conexão entre os escritores romagnoli. Sem se restringir à avaliação do modo como essa conexão se estabelece a partir da peça e do poema referidos, este trabalho avalia as aproximações e os distanciamentos que se manifestam entres as linguagens dos autores. Em ambas, a poesia abre margem para o vazio, um espaço de contingências e ressonâncias em que, no silêncio, vozes e sons convidam à escuta. É por meio da escuta que ocorre a reapropriação e a transformação amorosa das vozes de “La mia sera”, na conjuntura dinâmica da performance e da intertextualidade. Com base em autores como Giorgio Agamben, Maurice Blanchot, Jean Luc-Nancy, Paul Zumthor, Patricia Peterle, Paul Valéry, Luiza Romão e Hans Ulrich Gumbrecht, mobilizamos conceitos que nos auxiliam a refletir sobre a complexidade desse movimento intertextual e daquilo que o edifica. Ao investigá-lo, defendemos que tanto Pascoli quanto Gualtieri tecem uma poética da escuta e alteridade, em que, fora do circuito que obriga à significação, produz-se presença através de uma linguagem sensorial e afetiva.
Abstract: Questa tesi analizza i possibili dialoghi tra le poetiche di Giovanni Pascoli e Mariangela Gualtieri, assumendo come riferimento centrale per pensare tale relazione l’opera teatrale Voci di tenebra azzurra (2014). Composta da Gualtieri, l’opera riprende le voci che consolano il soggetto lirico del poema pascoliano “La mia sera” (1900), evidenziando un forte legame tra i due autori romagnoli. Senza limitarsi a esaminare unicamente come tale connessione si stabilisca a partire dai testi sopracitati, il lavoro indaga anche le convergenze e le divergenze che emergono tra i linguaggi dei due autori. In entrambi, la poesia apre spazio al vuoto, uno spazio di contingenze e risonanze in cui, nel silenzio, voci e suoni invitano all’ascolto. È proprio attraverso l’ascolto che avviene la riappropriazione e la trasformazione amorosa delle voci di “La mia sera”, nell’intreccio dinamico della performance e dell’intertestualità. Facendo riferimento ad autori come Giorgio Agamben, Maurice Blanchot, Jean-Luc Nancy, Paul Zumthor, Patrizia Peterle, Paul Valéry, Luiza Romão e Hans Ulrich Gumbrecht, vengono mobilitati concetti che ci aiutano a riflettere sulla complessità di questo movimento intertestuale e sulle sue strutture costitutive. Nell’indagarlo, si sostiene che tanto Pascoli quanto Gualtieri tessono una poetica dell’ascolto e dell’alterità, in cui, al di fuori del circuito della significazione obbligata, si produce presenza attraverso un linguaggio sensoriale e affettivo.
Palavras-chave: Diálogo
Escuta
Giovanni Pascoli
Mariangela Gualtieri
Presença
Dialogo
Ascolto
Presenza
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19806
Data do documento: 15-Set-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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