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Tipo: Dissertação
Título: A Condessa de Monte Cristo: a representação da identidade da mulher presa na telenovela Insensato Coração
Autor(es): Gonçalves, William Cézar
Primeiro Orientador: Faria, Maria Cristina Brandão de
Membro da banca: Sacramento, Igor Pinto
Membro da banca: Thome, Claudia de Albuquerque
Resumo: Nosso trabalho parte de um apanhado histórico sobre o processo de implantação e formação da televisão e da telenovela no Brasil. Posteriormente, discorremos sobre a importância da mídia televisiva e do gênero ficcional na formação das identidades, tanto coletiva como individualmente. A partir desta conceituação, discutimos o processo de constituição das identidades na modernidade, tendo por base os estudos de autores filiados aos Estudos Culturais, Interacionismo Simbólico e à Psicologia Social. Este debate é afunilado quando abordamos a prisão como uma instituição que reformula as identidades dos indivíduos que nela se inserem. Consequente a esta discussão, tecemos considerações sobre a estrutura da telenovela “Insensato Coração” e as características do seu autor, Gilberto Braga, que implanta em suas histórias a crítica social. Tendo este panorama, apresentamos a metodologia utilizada, a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Explicitamos os objetivos, hipóteses e categorias que balizam nossa análise, que pauta-se na trajetória de personagem Norma Pimentel (Glória Pires), uma mulher que é enganada e presa injustamente. Ainda dentro do cárcere, ela trama uma vingança nos moldes do romance francês “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, colocando-a em prática no momento em que deixa a prisão. Neste percurso ficcional, Norma descortina diversas mazelas encontradas no claustro, revela o estigma que é anexado ao indivíduo preso e como sua identidade é modificada.
Abstract: Our work begins with a historical overview on the process of implementation and development of television and telenovela in Brazil. Later, carry on about the importance of television media and the fictional genre in the formation of identities, both collectively and individually. From this concept, we discussed the process of constitution of identity in modernity, based on the studies of authors affiliated to Cultural Studies, Symbolic Interaction and Social Psychology. This debate is tapered when we approached the prison as an institution recasting the identities of individuals who fall into it. Consequent to this discussion, we consider the structure of the telenovela "Insensato Coração" and the characteristics of its author, Gilberto Braga, which deploys in his stories social criticism. Having this background, we explain the methodology used, the Laurence Bardin Content Analysis. We underline our objectives, assumptions and categories that guide our analysis, which is guided in character trajectory Norma Pimentel (Gloria Pires), a woman who is blinded and imprisoned unjustly. Still within the prison, she plot revenge along the lines of the French novel "The Count of Monte Cristo" by Alexandre Dumas, putting it into practice when leaving prison. In this fictional route, Norma reveals a variety of illnesses found in the cloister, reveals the stigma that is attached to the individual arrested and how their identity is modified.
Palavras-chave: Telenovela
Identidades
Representação
Mulher presa
Prisão
Telenovela
Identities
Representation
Woman trapped
Prison
CNPq: Comunicação e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/197
Data do documento: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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