https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19788| File | Description | Size | Format | |
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| amandasangyquiossa.pdf | PDF/A | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
| Type: | Tese |
| Title: | Coordenadoras pedagógicas e a Base Nacional Comum Curricular na rede municipal de Juiz de Fora: sobre o processo de atuação no contexto da prática |
| Author: | Quiossa, Amanda Sangy |
| First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
| Referee Member: | Martins, Elita Betania de Andrade |
| Referee Member: | Martins, Marcus Leonardo Bomfim |
| Referee Member: | Bonamino, Alicia Maria Catalano de |
| Referee Member: | Oliveira, Rita de Cássia |
| Resumo: | Este trabalho tem como temática a trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. O objetivo consistiu em compreender de que maneira os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental, vinculados à Rede Municipal, têm atuado com a BNCC no contexto da prática. Para tanto, percorreu-se um caminho metodológico de caráter qualitativo. Realizou-se uma pesquisa documental, em que foram analisados os principais documentos produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), bem como aqueles elaborados pela Prefeitura de Juiz de Fora, referentes aos referenciais curriculares municipais. Participaram da pesquisa setenta e seis coordenadores pedagógicos que, por meio da resposta a um questionário, possibilitaram a construção de um panorama sobre a política investigada no município. Com o intuito de compreender como esta vem sendo interpretada e conduzida pela gestão municipal, foi realizada uma entrevista com uma técnica da Secretaria de Educação. Buscando aprofundar a compreensão acerca da atuação da política curricular nas escolas, foram entrevistadas, a partir das respostas aos questionários, sete coordenadoras pedagógicas. As definições assumidas na pesquisa estão fundamentadas nos estudos de Certeau (1998), Lopes (2004, 2006, 2015), Gabriel (2015), Macedo (2017, 2018, 2019), Lopes e Macedo (2011), Silva (2002) e Goodson (1997, 2007), que concebem o currículo como um documento que ultrapassa a mera prescrição de conteúdos a serem cumpridos nas escolas ao final de um período, considerando as disputas e seleções envolvidas em seus processos de elaboração. Para a análise da trajetória da política, utilizou-se a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992, 1994). Para compreender o processo de implementação da política, recorreu-se à teoria da atuação de Ball, Braun e Maguire (2012, 2016). Ademais, foram considerados os documentos orientadores do MEC referentes à execução da política. A partir das análises realizadas, constatou-se que, na Rede Municipal de Juiz de Fora, houve a elaboração do documento curricular municipal, assim como a revisão dos Projetos PolíticoPedagógicos das escolas. No que se refere aos materiais alinhados à BNCC, observou-se que não foram produzidos novos materiais a partir dela; entretanto, os livros didáticos figuram como uma via importante por meio da qual a política chega às salas de aula. Em relação à formação para os novos currículos, esta se apresenta como principal ponto de atenção, tendo em vista que foi iniciada no período imediatamente posterior à publicação do Referencial Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora (RCRMJF) e, posteriormente, interrompida. Por meio das falas das coordenadoras pedagógicas entrevistadas, verificou-se que há satisfação em se ter um referencial curricular que oriente o trabalho pedagógico. Contudo, identificaram-se pontos de crítica e insatisfação, sobretudo relacionados à centralização do processo de elaboração da BNCC, que assumiu um caráter pouco democrático, bem como à ausência de políticas de formação voltadas aos novos currículos. Além disso, aspectos como precariedade e sobrecarga de trabalho emergiram nos relatos dos coordenadores pedagógicos como fatores que interferem diretamente em suas práticas e no processo de atuação junto às políticas públicas. |
| Abstract: | This study addresses the trajectory of the Base Nacional Comum Curricular (National Common Curricular Base - BNCC) in the Municipal Education Network of Juiz de Fora. The aim was to understand how pedagogical coordinators of Elementary Education, within the Municipal Network, have been working with the BNCC in the context of practice. To this end, a qualitative methodological path was followed. A documentary research was conducted, in which the main documents produced by the Ministry of Education (MEC), as well as those developed by the Municipality of Juiz de Fora regarding the municipal curricular frameworks, were analyzed. Seventy-six pedagogical coordinators participated in the research and, by responding to a questionnaire, enabled the construction of an overview of the investigated policy in the municipality. In order to understand how the policy has been interpreted and conducted by the municipal administration, an interview was carried out with a staff member of the Department of Education. Seeking to deepen the understanding of the implementation of the curricular policy in schools, seven pedagogical coordinators were interviewed based on their questionnaire responses. The definitions assumed in this research are grounded in the studies of Certeau (1998), Lopes (2004, 2006, 2015), Gabriel (2015), Macedo (2017, 2018, 2019), Lopes and Macedo (2011), Silva (2002), and Goodson (1997, 2007), who conceive curriculum as a document that goes beyond the mere prescription of contents to be covered in schools at the end of a given period, considering the disputes and selections involved in its elaboration processes. For the analysis of the policy trajectory, the policy cycle approach by Stephen Ball and collaborators (1992, 1994) was adopted. To understand the process of policy enactment, the theory of enactment developed by Ball, Braun, and Maguire (2012, 2016) was employed. In addition, MEC’s guiding documents for the enactment of the policy were also considered. The analyses revealed that, in the Municipal Education Network of Juiz de Fora, a municipal curricular document was developed, along with the revision of the schools’ PoliticalPedagogical Projects. Regarding materials aligned with the BNCC, it was observed that no new materials were produced based on the BNCC; however, textbooks play an important role as a means through which the policy reaches classrooms. Concerning training for the new curricula, this emerged as the main point of concern, since it was initiated immediately after the publication of the Municipal Curricular Framework but was later interrupted. Based on the statements of the interviewed pedagogical coordinators, it was found that there is satisfaction in having a curricular framework guiding pedagogical work. However, criticisms and dissatisfaction were also identified, mainly related to the centralization of the BNCC elaboration process, which was perceived as undemocratic, as well as the absence of training policies for the new curricula. Furthermore, issues such as precarious working conditions and work overload were highlighted in the coordinators’ accounts as factors directly affecting their practices and their engagement with public policies. |
| Keywords: | Currículo BNCC Coordenação pedagógica Políticas públicas educacionais Rede municipal de Juiz de Fora Curriculum Pedagogical coordination Educational public policies Juiz de Fora's municipal education system |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19788 |
| Issue Date: | 23-Oct-2025 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
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