Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19745
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camilaborgesdesouza.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Documentário e competências midiáticas: o papel das emoções na compreensão de Democracia em Vertigem
Author: Souza, Camila Borges de
First Advisor: Americano, Letícia Barbosa Torres
Referee Member: Musse, Christina Ferraz
Referee Member: Perobeli, Luma Laís Souza
Resumo: Desde o seu lançamento em 2019, o documentário Democracia em Vertigem vem ganhando holofotes. Com a indicação para a categoria de melhor documentário no Oscar 2019, ele se tornou uma das obras de maior destaque do período. Para a sua produção, a cineasta Petra Costa se propôs a registrar os bastidores da política brasileira durante o período de impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão política de Jair Messias Bolsonaro. Na trama, a democracia é a personagem principal e, por isso, muitos outros eventos que perpassam por este ideal também são mencionados no enredo - como a construção de Brasília, a ditadura militar, a greve dos metalúrgicos e o governo Lula. De forma particular e subjetiva, todos os acontecimentos se entrelaçam com a história pessoal de Petra, que chama a cena suas emoções e ligações familiares. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de analisar como se deu o processo de construção da obra, sobretudo, por seu aspecto emocional para produção de sentido e apreensão do conteúdo. Para tanto, utilizamos a metodologia de análise fílmica em articulação com as dimensões de estética e linguagem da competência midiática proposta por Ferrés e Piscitelli (2015). Através deste prisma, busca-se observar a manipulação dos elementos cinematográficos na expressão da estética e da linguagem, impactando, assim, na dimensão emocional. Nesse sentido, o trabalho visa oferecer uma contribuição para o campo de estudos em comunicação ao entender o processo de construção narrativa de um dos momentos mais conturbados da política brasileira, evidenciando, portanto, a perspectiva da Literacia Midiática e a construção da memória coletiva.
Abstract: Since its release in 2019, the documentary The Edge of Democracy has gained widespread attention. With its nomination for Best Documentary Feature at the 2019 Oscars, it became one of the most prominent works of the period. In its production, filmmaker Petra Costa aimed to capture the behind-the-scenes of Brazilian politics during the impeachment of Dilma Rousseff and the political rise of Jair Messias Bolsonaro. In the storyline, democracy plays the central figure, and for this reason, many other events connected to this ideal are also mentioned in the narrative – such as the construction of Brasília, the military dictatorship, the metalworkers' strike, and Lula’s government. In a personal and subjective manner, all these events intertwine with Petra's personal history, bringing to the screen her emotions and family ties. In this context, this study aims to analyze how the construction of the film took place, particularly focusing on its emotional aspect for the production of meaning and content apprehension. To this end, we utilize film analysis methodology in conjunction with the dimensions of aesthetics and language from media literacy as proposed by Ferrés and Piscitelli (2015). Through this lens, the study seeks to observe the manipulation of cinematic elements in the expression of aesthetics and language, thereby impacting the emotional dimension. Accordingly, the work aims to contribute to the field of communication studies by understanding the narrative construction process of one of the most turbulent moments in Brazilian politics, highlighting, therefore, the perspective of Media Literacy and the construction of collective memory.
Keywords: Competência midiática
Memória
Testemunho
Democracia em Vertigem
Documentário
Media literacy
Memory
Testimony
Documentary
The Edge of Democracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19745
Issue Date: 19-Sep-2024
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons