Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19724
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissacarolinecurciosilva.pdfPDF/A9.92 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Letícia Martins de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914642752498132pt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451564561556865pt_BR
dc.contributor.referee2Ragazzi, Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7324327996376435pt_BR
dc.creatorSilva, Larissa Caroline Curcio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7738684464107045pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T14:48:28Z-
dc.date.available2025-11-03-
dc.date.available2025-11-04T14:48:28Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19724-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the insertion of Elisabetta Sirani in seventeenth-century Bologna. To this end, three axis were considered: her trajectory, the artistic context of Bologna in the seventeenth century, and the analysis of seven of her works. The first part of the study covers the period in which she was active, detailing her training and the importance of the familial and artistic environment that surrounded her. The second part addresses elements of Bologna’s culture, with special attention to the role of figures such as the Carracci family and Guido Reni, who influenced the local artistic scene. Finally, the analysis of the seven selected works focuses on the representation of the female figure, a central theme in her production. The dissertation examines the ways in which women are presented in her paintings, highlighting both formal aspects and the personal and contextual motivations that guided her choices. The study seeks to understand how Sirani’s work reflects and discusses the values of her time, emphasizing her significant contribution to the art of the period.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa a inserção de Elisabetta Sirani no século XVII de Bolonha. Para tanto, foram contemplados três eixos: sua trajetória, o contexto artístico de Bolonha no século XVII e a análise de sete de suas obras. A primeira parte do trabalho abrange o período em que esteve atuante, detalhando sua formação e a importância do ambiente familiar e artístico que a cercava. A segunda parte aborda elementos da cultura de Bolonha, com especial atenção ao papel de figuras como a família Carracci e Guido Reni, que influenciaram a cena artística local. Finalmente, a análise das sete obras selecionadas concentra-se na representação da figura feminina, um tema central em sua produção. A dissertação examina os modos de apresentação das mulheres em seus quadros, destacando tanto os aspectos formais, as motivações pessoais e contextuais que motivaram suas escolhas. O estudo busca compreender como a obra de Sirani reflete e discute os valores de sua época, destacando sua significativa contribuição para a arte do período.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectElisabetta Siranipt_BR
dc.subjectBolonhapt_BR
dc.subjectIconografia femininapt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectSeicentopt_BR
dc.subjectBolognapt_BR
dc.subjectFemale iconographypt_BR
dc.subjectBaroquept_BR
dc.subjectSeicentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleLa gloria del sesso donnesco: a imagem do feminino em Elisabetta Sirani na Bolonha do século XVIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons