Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19724
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissacarolinecurciosilva.pdfPDF/A9.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: La gloria del sesso donnesco: a imagem do feminino em Elisabetta Sirani na Bolonha do século XVII
Autor(es): Silva, Larissa Caroline Curcio
Primeiro Orientador: Costa Junior, Martinho Alves da
Co-orientador: Andrade, Letícia Martins de
Membro da banca: Christo, Maraliz de Castro Vieira
Membro da banca: Ragazzi, Alexandre
Resumo: Esta dissertação analisa a inserção de Elisabetta Sirani no século XVII de Bolonha. Para tanto, foram contemplados três eixos: sua trajetória, o contexto artístico de Bolonha no século XVII e a análise de sete de suas obras. A primeira parte do trabalho abrange o período em que esteve atuante, detalhando sua formação e a importância do ambiente familiar e artístico que a cercava. A segunda parte aborda elementos da cultura de Bolonha, com especial atenção ao papel de figuras como a família Carracci e Guido Reni, que influenciaram a cena artística local. Finalmente, a análise das sete obras selecionadas concentra-se na representação da figura feminina, um tema central em sua produção. A dissertação examina os modos de apresentação das mulheres em seus quadros, destacando tanto os aspectos formais, as motivações pessoais e contextuais que motivaram suas escolhas. O estudo busca compreender como a obra de Sirani reflete e discute os valores de sua época, destacando sua significativa contribuição para a arte do período.
Abstract: This dissertation analyzes the insertion of Elisabetta Sirani in seventeenth-century Bologna. To this end, three axis were considered: her trajectory, the artistic context of Bologna in the seventeenth century, and the analysis of seven of her works. The first part of the study covers the period in which she was active, detailing her training and the importance of the familial and artistic environment that surrounded her. The second part addresses elements of Bologna’s culture, with special attention to the role of figures such as the Carracci family and Guido Reni, who influenced the local artistic scene. Finally, the analysis of the seven selected works focuses on the representation of the female figure, a central theme in her production. The dissertation examines the ways in which women are presented in her paintings, highlighting both formal aspects and the personal and contextual motivations that guided her choices. The study seeks to understand how Sirani’s work reflects and discusses the values of her time, emphasizing her significant contribution to the art of the period.
Palavras-chave: Elisabetta Sirani
Bolonha
Iconografia feminina
Barroco
Seicento
Bologna
Female iconography
Baroque
Seicento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19724
Data do documento: 25-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons