https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19724| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| larissacarolinecurciosilva.pdf | PDF/A | 9.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Dissertação |
| Título: | La gloria del sesso donnesco: a imagem do feminino em Elisabetta Sirani na Bolonha do século XVII |
| Autor(es): | Silva, Larissa Caroline Curcio |
| Primeiro Orientador: | Costa Junior, Martinho Alves da |
| Co-orientador: | Andrade, Letícia Martins de |
| Membro da banca: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
| Membro da banca: | Ragazzi, Alexandre |
| Resumo: | Esta dissertação analisa a inserção de Elisabetta Sirani no século XVII de Bolonha. Para tanto, foram contemplados três eixos: sua trajetória, o contexto artístico de Bolonha no século XVII e a análise de sete de suas obras. A primeira parte do trabalho abrange o período em que esteve atuante, detalhando sua formação e a importância do ambiente familiar e artístico que a cercava. A segunda parte aborda elementos da cultura de Bolonha, com especial atenção ao papel de figuras como a família Carracci e Guido Reni, que influenciaram a cena artística local. Finalmente, a análise das sete obras selecionadas concentra-se na representação da figura feminina, um tema central em sua produção. A dissertação examina os modos de apresentação das mulheres em seus quadros, destacando tanto os aspectos formais, as motivações pessoais e contextuais que motivaram suas escolhas. O estudo busca compreender como a obra de Sirani reflete e discute os valores de sua época, destacando sua significativa contribuição para a arte do período. |
| Abstract: | This dissertation analyzes the insertion of Elisabetta Sirani in seventeenth-century Bologna. To this end, three axis were considered: her trajectory, the artistic context of Bologna in the seventeenth century, and the analysis of seven of her works. The first part of the study covers the period in which she was active, detailing her training and the importance of the familial and artistic environment that surrounded her. The second part addresses elements of Bologna’s culture, with special attention to the role of figures such as the Carracci family and Guido Reni, who influenced the local artistic scene. Finally, the analysis of the seven selected works focuses on the representation of the female figure, a central theme in her production. The dissertation examines the ways in which women are presented in her paintings, highlighting both formal aspects and the personal and contextual motivations that guided her choices. The study seeks to understand how Sirani’s work reflects and discusses the values of her time, emphasizing her significant contribution to the art of the period. |
| Palavras-chave: | Elisabetta Sirani Bolonha Iconografia feminina Barroco Seicento Bologna Female iconography Baroque Seicento |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19724 |
| Data do documento: | 25-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons