Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19700
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
prisciladasilvalima.pdfPDF/A1.26 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pinto, Tarcísio Jorge Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249756724489117pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Rita de Cássia Souza Félix-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6590561369456650pt_BR
dc.creatorLima, Priscila da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T13:41:15Z-
dc.date.available2025-10-28-
dc.date.available2025-10-31T13:41:15Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19700-
dc.description.abstractdaily confrontation with racism. The qualitative research draws on African oral tradition, attentive listening, and escrevivência as methodological tools for knowledge production. It conducts semi-structured interviews with five Black women teachers and analyzes the data using the content analysis approach proposed by Laurence Bardin. The theoretical framework builds on the contributions of Kabengele Munanga, Neusa Santos Souza, Frantz Fanon, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Angela Davis, bell hooks, Nilma Lino Gomes, Conceição Evaristo, Jan Vansina, and Amadou Hampâté Bâ, among others. The findings highlight the lack of collective efforts aimed at developing anti-racist pedagogical practices at the school under study, as well as the absence of systematic discussions on ethnic-racial relations during pedagogical meetings. The research identifies the individual accountability imposed on Black women teachers for anti-racist actions and reports episodes of discrimination among both students and school staff. It concludes that confronting racism requires a collective institutional commitment, rather than an isolated task of individual educators. By recognizing the pedagogical praxis of Black women teachers as fundamental to transforming school realities marked by racial inequalities, the study offers contributions to teacher education and the development of anti-racist educational policies.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as histórias de vida de professoras negras atuantes em uma escola de Juiz de Fora e analisa como essas trajetórias influenciam suas práxis pedagógicas e o enfrentamento cotidiano ao racismo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na tradição oral africana, na escuta atenta e na escrevivência como instrumentos metodológicos de produção de conhecimento. Realiza entrevistas semiestruturadas com cinco professoras negras e analisa os dados com base na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. O referencial teórico ancora-se nas contribuições de Kabengele Munanga, Neusa Santos Souza, Frantz Fanon, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Angela Davis, bell hooks, Nilma Lino Gomes, Conceição Evaristo, Jan Vansina e Amadou Hampâté Bâ, entre outros. Os resultados evidenciam a ausência de um trabalho coletivo voltado à construção de práticas pedagógicas antirracistas na escola investigada, bem como a inexistência de discussões sistemáticas sobre relações étnico-raciais nas reuniões pedagógicas. Identifica também a responsabilização individual das professoras negras pelas ações de combate ao racismo, além do relato de episódios discriminatórios entre estudantes e profissionais da instituição. A pesquisa conclui que o enfrentamento ao racismo exige um compromisso institucional coletivo, e não uma tarefa isolada de determinadas educadoras. Ao reconhecer as práxis das professoras negras como fundamentais para a transformação de realidades escolares marcadas por desigualdades raciais, este trabalho propõe contribuições à formação docente e à consolidação de políticas educacionais antirracistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectEnfrentamento ao racismopt_BR
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.subjectBlack women teacherspt_BR
dc.subjectLife storiespt_BR
dc.subjectPedagogical praxispt_BR
dc.subjectRacism confrontationpt_BR
dc.subjectOral traditionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Quem é você?” Professoras negras de Juiz de Fora: histórias de vida e a luta contra o racismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons