Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19700
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
prisciladasilvalima.pdfPDF/A1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : “Quem é você?” Professoras negras de Juiz de Fora: histórias de vida e a luta contra o racismo
Autor(es): Lima, Priscila da Silva
Orientador: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Miembros Examinadores: Oliveira, Julvan Moreira de
Miembros Examinadores: Batista, Rita de Cássia Souza Félix
Resumo: Esta dissertação investiga as histórias de vida de professoras negras atuantes em uma escola de Juiz de Fora e analisa como essas trajetórias influenciam suas práxis pedagógicas e o enfrentamento cotidiano ao racismo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na tradição oral africana, na escuta atenta e na escrevivência como instrumentos metodológicos de produção de conhecimento. Realiza entrevistas semiestruturadas com cinco professoras negras e analisa os dados com base na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. O referencial teórico ancora-se nas contribuições de Kabengele Munanga, Neusa Santos Souza, Frantz Fanon, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Angela Davis, bell hooks, Nilma Lino Gomes, Conceição Evaristo, Jan Vansina e Amadou Hampâté Bâ, entre outros. Os resultados evidenciam a ausência de um trabalho coletivo voltado à construção de práticas pedagógicas antirracistas na escola investigada, bem como a inexistência de discussões sistemáticas sobre relações étnico-raciais nas reuniões pedagógicas. Identifica também a responsabilização individual das professoras negras pelas ações de combate ao racismo, além do relato de episódios discriminatórios entre estudantes e profissionais da instituição. A pesquisa conclui que o enfrentamento ao racismo exige um compromisso institucional coletivo, e não uma tarefa isolada de determinadas educadoras. Ao reconhecer as práxis das professoras negras como fundamentais para a transformação de realidades escolares marcadas por desigualdades raciais, este trabalho propõe contribuições à formação docente e à consolidação de políticas educacionais antirracistas.
Resumen : daily confrontation with racism. The qualitative research draws on African oral tradition, attentive listening, and escrevivência as methodological tools for knowledge production. It conducts semi-structured interviews with five Black women teachers and analyzes the data using the content analysis approach proposed by Laurence Bardin. The theoretical framework builds on the contributions of Kabengele Munanga, Neusa Santos Souza, Frantz Fanon, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Angela Davis, bell hooks, Nilma Lino Gomes, Conceição Evaristo, Jan Vansina, and Amadou Hampâté Bâ, among others. The findings highlight the lack of collective efforts aimed at developing anti-racist pedagogical practices at the school under study, as well as the absence of systematic discussions on ethnic-racial relations during pedagogical meetings. The research identifies the individual accountability imposed on Black women teachers for anti-racist actions and reports episodes of discrimination among both students and school staff. It concludes that confronting racism requires a collective institutional commitment, rather than an isolated task of individual educators. By recognizing the pedagogical praxis of Black women teachers as fundamental to transforming school realities marked by racial inequalities, the study offers contributions to teacher education and the development of anti-racist educational policies.
Palabras clave : Professoras negras
Histórias de vida
Práxis pedagógica
Enfrentamento ao racismo
Tradição oral
Black women teachers
Life stories
Pedagogical praxis
Racism confrontation
Oral tradition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19700
Fecha de publicación : 21-ago-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons