Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19698
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
viviandanieledelima.pdfPDF/A2.91 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lourenço, Lelio Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232545663322376pt_BR
dc.contributor.referee1Gebara, Carla Ferreira de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0649091889612401pt_BR
dc.contributor.referee2Stephan, Francesca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249650549236348pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Leonardo Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6867296937779440pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Fabiane Rossi dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0976974025888018pt_BR
dc.creatorLima, Vivian Daniele de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9045160252531038pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T13:39:21Z-
dc.date.available2025-10-24-
dc.date.available2025-10-31T13:39:21Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19698-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the effectiveness of a self-guided intervention program for mental health promotion and prevention among UFJF university students. This is an online, self-guided program based on the theoretical framework of Cognitive Behavioral Therapy for university students at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) with symptoms of anxiety, stress, and depression. The intervention was conducted online with 91 university students, randomized into a control group (n=46) and an intervention group (n=45). The intervention consisted of six psychoeducational modules that addressed topics such as adaptation to the academic context, techniques for managing anxiety, coping with stress, and reducing symptoms of depression, in addition to helping participants develop social and emotion management skills. Participants completed the following instruments: DASS-21, a sociodemographic questionnaire, and a satisfaction questionnaire. Data were analyzed using SPSS and Bardin's content analysis. Quantitative data demonstrated that the intervention was statistically significant, with a large effect size for the three constructs analyzed by Dass-21. The intervention was considered satisfactory by 90% of participants.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta como objetivo avaliar a efetividade de um programa de intervenção autoguiado para promoção e prevenção de saúde mental em universitários da UFJF. Este é um programa via internet, autoguiado e baseado no referencial teórico da Terapia Cognitivo Comportamental para universitários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com sintomas de ansiedade, estresse e depressão. A saúde mental de 321 alunos da instituição foi avaliada pela Escala Dass-21. Posteriormente, uma intervenção foi realizada no meio online, com 91 estudantes universitários, randomizados em grupo controle (n=46) e grupo de intervenção (n=45) A intervenção foi composta por 6 módulos psicoeducativos que abordaram temáticas como: adaptação ao contexto acadêmico, técnicas para manejo de ansiedade, enfrentamento do estresse e redução de sintomas de depressão, além de auxiliar os participantes a desenvolverem habilidades sociais e de gestão das emoções. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: DASS21, questionário sociodemográfico e questionário de satisfação. Os dados foram analisados pelo SPSS e pela análise de conteúdo de Bardin. Os dados quantitativos demonstraram que a intervenção foi estatisticamente significativa, com grande tamanho de efeito para os 3 constructos analisados pela Dass-21. A intervenção foi considerada satisfatória por 90% dos participantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectTerapia cognitivo comportamentalpt_BR
dc.subjectIntervenção onlinept_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectCognitive behavioral therapypt_BR
dc.subjectOnline interventionpt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePlena mente: uma proposta de promoção de saúde mental em universitários da UFJFpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons