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Type: Dissertação
Title: Desafios na produção de registros pela inspeção escolar de uma Superintendência Regional de Ensino do estado de Minas Gerais
Author: Penido, Débora Resende
First Advisor: Scortegagna, Liamara
Referee Member: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Gonçalves, Janae
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute os registros da Inspeção Escolar de uma Superintendência Regional de Ensino (SRE), que pertence à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE). Para tal, faz-se necessário entender o contexto do Serviço de Inspeção Escolar. Destarte, este caso se propõe a responder à pergunta: quais ações a gestão da SRE pode adotar aprimorar os registros produzidos pelos Inspetores Escolares? O objetivo geral deste estudo é identificar e analisar as falhas nos registros produzidos pelo Serviço de Inspeção Escolar (SIE) de uma SRE e propor ações para os problemas encontrados. Os objetivos específicos são: i) descrever o SIE, os registros produzidos a partir do acompanhamento das atividades das escolas e os problemas encontrados neles; ii) analisar os problemas identificados nos registros do Serviço de Inspeção Escolar; e iii) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que aprimore a forma de registrar as informações coletadas pelos inspetores escolares. O método empregado nas análises deste estudo é a perspectiva qualitativa. Para a pesquisa de campo, como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. O referencial teórico deste estudo abarca as análises de pesquisadores que abordam a Gestão do Conhecimento (GC) e a Gestão da Informação (GI). Alguns autores, como Strauhs et al. (2012), Davenport (2002), Lemos e Silva (2009), abordam a teoria que envolve GC e GI, e Batista (2012) apresenta o modelo de GC para a administração pública de modo a produzir resultados em benefício dos cidadãos. A construção dos dados foi realizada pesquisa documental e na pesquisa de campo foi feita por meio de questionário e de entrevista com inspetores escolares. Após a análise dos dados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional com propostas para que a Regional fomente o aperfeiçoamento dos registros produzidos pelos IE, contribuindo para tomadas de decisão por parte do Superintendente e da SEE. As propostas constituem-se em: revitalização das reuniões realizadas periodicamente com os IE; formação com foco na produção de registros para os IE; elaboração de um modelo de Termo de Visita por meio de uma Comunidade de Prática (CoP); e a adoção de ferramentas para acompanhamento e armazenamento dos registros produzidos pelos IE.
Abstract: This thesis is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case studied discusses the records of the School Inspection of a Regional Superintendence of Education (SRE), which belongs to the State Department of Education of Minas Gerais (SEE). To this end, it is necessary to understand the context of the School Inspection Service. Thus, this case proposes to answer the question: what actions can the SRE management adopt to improve the quality of records produced by School Inspectors? The general objective of this study is to identify and analyze the failures in the records produced by the School Inspection Service (SIE) of an SRE and to propose actions for the problems found. The specific objectives are: i) to describe the SIE, the records produced from monitoring school activities and the problems found in them; ii) to analyze the problems identified in the records of the School Inspection Service; and iii) to propose an Educational Action Plan (PAE) that improves the way information collected by school inspectors is recorded. The method used in the analyses of this study is the qualitative perspective. For field research, questionnaires and interviews were used as data collection instruments. The theoretical framework of this study encompasses the analyses of researchers who address Knowledge Management (KM) and Information Management (IM). Some authors, such as Strauhs et al. (2012), Davenport (2002), Lemos and Silva (2009), address the theory involving KM and IM, and Batista (2012) presents the KM model for public administration in order to produce results for the benefit of citizens. Data collection in the field research was done through a questionnaire and an interview with school inspectors. After data analysis, an Educational Action Plan was developed with proposals for the Regional to promote the improvement of records produced by the IE, contributing to decision-making by the Superintendent and the SEE. The proposals consist of: revitalization of meetings held periodically with the IE; training focused on the production of records for the IE; development of a Visit Term model through a Community of Practice (CoP); and the adoption of tools for monitoring and storing records produced by the IE.
Keywords: Inspeção escolar
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Registro eficiente
School inspection
Information management
Knowledge management
Qualified record
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19662
Issue Date: 1-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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