| DC Field | Value | Language |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Eliana Lúcia | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7220418694683125 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Magrone, Eduardo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Barreto, Selva Maria Guimarães | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1495382719551990 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Ferreira, Maria Beatriz Rocha | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8951386159448315 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4919404387385793 | pt_BR |
| dc.creator | Paula, Otávio Rodrigues de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870769800664246 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T13:16:06Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23 | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T13:16:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19660 | - |
| dc.description.abstract | This doctoral thesis aims to systematize and analyze the historical-pedagogical
development of Para Dance Sport in Brazil. It is an adapted form of ballroom dance
practiced by people with disabilities. The research sought to understand how the
formative processes of Para Dance Sport are configured, considering (a) the
reconstruction of its historical and institutional trajectory; (b) the observation and
analysis of teaching practices and teaching styles adopted by teachers and coaches;
and (c) the identification of the supports and barriers experienced by its protagonists
in different contexts. The methodological approach was qualitative, combining
interviews, classroom observations, and documentary analysis, with a focus on the
trajectory of the Brazilian Confederation of Wheelchair Dance (CBDCR). The results
were structured in three axes: (1) historical reconstruction of the insertion and
consolidation of Para Dance Sport in Brazil, highlighting the role of the CBDCR and its
articulation with universities, social actors, and events; (2) analysis of teaching
practices interpreted in light of Mosston and Ashworth’s Teaching Styles Theory,
revealing strategies, adaptations, and resources employed; and (3) mapping of
supports and barriers in affective, pedagogical, institutional, structural, and symbolic
dimensions. Findings indicate that training in Para Dance Sport occurs mainly through
empirical and collaborative practices, sensitive to the singularities of practitioners, and
supported by affective bonds, family engagement, teacher commitment, participation
in events, and partnerships with universities. Conversely, barriers persist due to the
lack of structured public policies, precarious infrastructure, teacher overload, and the
social invisibility of the modality. The study concludes that Para Dance Sport
constitutes a historical-pedagogical field in construction, sustained by affections,
resistances, and creative practices, yet crossed by disputes for recognition and
continuity. By systematizing this trajectory, the research contributes to Education and
Parasport, offering theoretical and methodological insights to guide teacher training,
public policies, and the recognition of Para Dance Sport as an artistic, sporting,
pedagogical, and cultural practice in Brazil. | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese tem como objetivo geral sistematizar e analisar o processo históricopedagógico da Paradança no Brasil. Trata-se de uma modalidade adaptada de dança
de salão, praticada por pessoas com deficiência. A pesquisa buscou compreender
como se configuram os processos formativos da Paradança, considerando (a) a
reconstrução de sua trajetória histórica e institucional; (b) a observação e análise das
práticas pedagógicas e estilos de ensino adotados por professores e técnicos; e (c) a
identificação dos suportes e barreiras vivenciados por seus protagonistas em
diferentes contextos. O percurso metodológico foi qualitativo, combinando entrevistas,
observações de aulas e análise documental, com foco na trajetória da Confederação
Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR). Os resultados foram organizados
em três eixos principais: (1) reconstrução histórica da inserção e consolidação da
Paradança no país, com destaque para o papel da CBDCR e suas articulações com
universidades, atores sociais e eventos nacionais e internacionais; (2) análise das
práticas de ensino observadas em aulas, interpretadas à luz da Teoria dos Estilos de
Ensino de Mosston e Ashworth, revelando estratégias, adaptações e recursos
empregados; e (3) mapeamento dos suportes e barreiras que atravessam a
modalidade, em dimensões afetivas, pedagógicas, institucionais, estruturais e
simbólicas. Os dados evidenciam que a formação na Paradança ocorre
predominantemente de forma empírica, colaborativa e sensível às singularidades dos
praticantes, sustentada por vínculos afetivos, participação em eventos, apoio familiar,
compromisso docente e parcerias com universidades. Em contrapartida, persistem
barreiras relacionadas à ausência de políticas públicas estruturadas, à precariedade
da infraestrutura, à sobrecarga dos professores e à invisibilidade social da
modalidade. Conclui-se que a Paradança se constitui como um campo históricopedagógico em construção, sustentado por afetos, resistências e práticas criativas,
mas atravessado por disputas por reconhecimento e permanência. A pesquisa oferece
contribuições ao campo da Educação e do Paradesporto, reunindo subsídios teóricometodológicos. Esses podem orientar a formação docente, as políticas públicas e a
valorização da Paradança como prática artística, esportiva, pedagógica e cultural no
Brasil. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Paradança | pt_BR |
| dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade esportiva | pt_BR |
| dc.subject | Estilos de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Dança em cadeira de rodas | pt_BR |
| dc.subject | Para dance sport | pt_BR |
| dc.subject | Teaching practices | pt_BR |
| dc.subject | Sport accessibility | pt_BR |
| dc.subject | Teaching styles | pt_BR |
| dc.subject | Wheelchair dance | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Sistematização e trajetória histórico-pedagógica da Paradança no Brasil | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses)
|