Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19657
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gracekellydossantoscandido.pdfPDF/A1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Hilda Aparecida Linhares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Dania Monteiro Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1473912232379405pt_BR
dc.creatorCandido, Grace Kelly dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6922683130160391pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-23T13:12:51Z-
dc.date.available2025-10-22-
dc.date.available2025-10-23T13:12:51Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19657-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), more specifically in the Languages, Cultures, and Knowledges track. It aims to understand how daycare teachers signify their reading and writing training. To this end, it seeks to (i) discuss daycare teacher training as a responsive and responsible act; (ii) understand how different subjects are responsive to their role as daycare teacher trainers; (iii) and compare the perspectives of different participants in the Reading and Writing in Early Childhood Education course on what it means teacher trainers to work with reading and writing in daycare. The research is based, theoretically and methodologically, on the Bakhtinian philosophy of language (Bakhtin, 2011, 2017; Voloshinov, 2021), in which the existence of subjects is constituted as a succession of responsive acts. Therefore, continuing teacher training is also understood as a means of producing these acts, in the interactions that occur between subjects. The statements analyzed in this dissertation were produced through focus groups with technicians from the Juiz de Fora Department of Education and with pedagogical coordinators working in the same network and who participated as trainers in the Reading and Writing in Early Childhood Education (LEEI, in Portuguese) course, in its 2023 edition, in the city of Juiz de Fora. Thus, these dialogic events with the trainers can broaden understanding of the training of daycare professionals based on the statements produced by the subjects from their unique place of existence. In the analyses undertaken within the scope of this dissertation, the statements produced by the department technicians were compared with those produced by the pedagogical coordinators, with the aim of understanding, based on this dialogue, the meanings that the trainers attribute to the training of daycare teachers for working with reading and writing with babies and young children, and to their own role as mediators of this training process, considering the concrete conditions in which they teach.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mais especificamente da linha Linguagens, Culturas e Saberes, e tem por objetivo compreender como coordenadoras e técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora significam a formação de professoras de creche para a leitura e escrita. Para tal, busca (i) discutir a formação de professores de creche como ato responsivo e responsável; (ii) compreender como diferentes sujeitos compreendem seu papel de formadores das professoras da creche; (iii) bem como cotejar as perspectivas de diferentes atores do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil acerca do que seja o papel da formação para o trabalho com a leitura e a escrita na creche. A pesquisa é sustentada, teórica e metodologicamente, pela filosofia da linguagem do círculo bakhtiniano (Bakhtin, 2011, 2017; Volóchinov, 2021), em que o existir dos sujeitos se constitui como uma sucessão de atos responsivos. Logo, a formação continuada de professores também é entendida como uma instância de produção desses atos nas interações que se dão entre sujeitos. Os enunciados analisados nesta dissertação foram produzidos por meio de grupos focais com técnicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora e com coordenadoras pedagógicas que atuam na mesma rede e que participaram como formadoras do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), na sua edição do ano de 2023, na cidade de Juiz de Fora. Assim, esses eventos dialógicos com as formadoras podem ampliar a compreensão sobre a formação das profissionais de creche a partir dos enunciados produzidos pelos sujeitos de seu lugar único de existência. Nas análises empreendidas no âmbito da dissertação, os enunciados produzidos pelas técnicas da Secretaria foram cotejados com aqueles produzidos pelas coordenadoras pedagógicas com o intuito de compreender, com base nesse diálogo, os significados que as formadoras atribuem à formação das professoras da creche para o trabalho com a leitura e a escrita junto aos bebês e crianças bem pequenas e a seu próprio papel como mediadoras desse processo de formação, considerando as condições concretas em que realizam sua docência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectDaycarept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLeitura e escrita na creche: diálogos a partir de uma ação de formação continuadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons