https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19655
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
amandagomesdealmeida.pdf | PDF/A | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Entre histórias e reflexões: narrativas de formação de professores supervisores do PIBID-química/UFJF |
Autor(es): | Almeida, Amanda Gomes de |
Orientador: | Reis, Rita de Cássia |
Miembros Examinadores: | Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha |
Miembros Examinadores: | Brito, Assicleide da Silva |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Saberes, na qual se inserem muitas pesquisas desenvolvidas no programa sobre a formação e o trabalho docente. Este estudo tem como objetivo compreender como os professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Química da UFJF se percebem sendo professores e percebem sua carreira após a passagem pelo programa. A hipótese que fundamenta esta pesquisa é a de que o PIBID é um programa que possui em seu interior a potencialidade de ser um processo de desenvolvimento profissional para os professores supervisores, pois possibilita a (re)significação de suas práticas pedagógicas, e em especial da sua identidade profissional. Partindo dessa hipótese, a pesquisa se ancorou em uma abordagem teórico e metodológica fundamentada na Pesquisa Narrativa, apoiada em estudos de Marie-Christine Josso, Franco Ferrarotti, Walter Benjamin, Maria Isabel Cunha e Paul Ricoeur. Foi utilizado como instrumento metodológico o Ciclo de Entrevista e o Biograma propostos por Antonio Bolívar, Jesús Domingo e Manuel Fernández. Os participantes da pesquisa foram três professores supervisores que já finalizaram suas participações no PIBID-Química da UFJF. Suas experiências formativas compartilhadas sobre seus processos de formação, participação no programa e prática pedagógica foram analisados por meio de três eixos: a) Como os professores supervisores se identificam como professores de Química; b) Motivações e desdobramentos do PIBID-Química para a prática e c) Desdobramentos do PIBID-Química para a carreira e profissão. As interpretações produzidas a partir do Ciclo de Entrevista indicaram que a participação dos professores supervisores no PIBID foi motivada pelo apoio pessoal às atividades em sala de aula, pelo suporte financeiro e para alcançar a docência que idealizaram, por meio da presença dos licenciandos. Essa participação e a interação com os licenciandos também possibilitou, segundo os supervisores que participaram desta pesquisa, momentos de estudos, reflexão sobre a profissão e a prática e renovação metodológica, sendo um espaço formativo para os professores supervisores. Dessa forma, concluímos que o PIBID possibilitou (re)significações da prática e identidade desses professores supervisores a partir de uma construção coletiva do trabalho docente. |
Resumen : | This research is linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), within the Languages, Cultures, and Knowledges research line, which encompasses many of the program's research projects on teacher training and work. This study aims to understand how supervising professors of the Institutional Teaching Initiation Grant Program (PIBID) within the UFJF Chemistry subproject perceive themselves as teachers and their careers after completing the program. The hypothesis underlying this research is that PIBID is a program with the potential to serve as a professional development process for supervising professors, as it enables the (re)signification of their pedagogical practices, and especially their professional identity. Based on this hypothesis, the research adopted a theoretical and methodological approach grounded in Narrative Inquiry, supported by studies by Marie-Christine Josso, Franco Ferrarotti, Walter Benjamin, Maria Isabel Cunha, and Paul Ricoeur. The Interview Cycle and Biogram proposed by Antonio Bolívar, Jesús Domingo, and Manuel Fernández were used as methodological tools. The research participants were three supervising professors who had already completed their participation in PIBID-Chemistry at UFJF. Their shared formative experiences regarding their training processes, participation in the program, and pedagogical practice were analyzed through three axes: a) How the supervising professors identify themselves as chemistry teachers; b) Motivations and implications of PIBID-Chemistry for practice; and c) Impact of PIBID-Chemistry on career and profession. The interpretations generated from the Interview Cycle indicated that the supervising teachers' participation in PIBID was motivated by personal support for classroom activities, financial support, and the desire to achieve the teaching they envisioned through the presence of undergraduate students. According to the supervisors who participated in this research, this participation and interaction with undergraduate students also provided opportunities for study, reflection on the profession and practice, and methodological renewal, serving as a formative space for supervising teachers. Thus, we conclude that PIBID enabled (re)significations of these supervising teachers' practice and identity based on a collective construction of teaching work. |
Palabras clave : | PIBID-química Desenvolvimento profissional Biograma Pesquisa narrativa PIBID-chemistry Professional development Biogram Narrative research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19655 |
Fecha de publicación : | 20-ago-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons