https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19654
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
luizhenriquecorreaandres.pdf | PDF/A | 7.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Composição para teclados vintage uma investigação sobre o timbre do piano elétrico rhodes e suas influências no fazer composicional |
Autor(es): | Andrès, Luiz Henrique Corrêa |
Orientador: | Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da |
Miembros Examinadores: | Santana, Fernando Vago |
Miembros Examinadores: | Díaz, Bryan Holmes |
Resumo: | O presente projeto propõe investigar o uso de timbres de teclados vintage no processo de composição musical, com foco específico no timbre do teclado eletromecânico Rhodes. Partindo do ineditismo do tema do piano elétrico Rhodes e composições para seu timbre dentro da academia brasileira, a pesquisa abordará suas características sonoras, tanto em sua forma pura quanto resultantes da utilização de efeitos externos, analisando seu uso na música pop da segunda metade do século XX e início do século XXI, além de apresentar breves recortes históricos. O objetivo é produzir uma coletânea de composições musicais inéditas, resultantes de uma investigação teórico-prática das possibilidades sonoras do Rhodes, tanto em sua forma "limpa" quanto com a utilização de pedais e efeitos externos, aplicados in loco ou em pós-produção. O trabalho parte da pesquisa de materiais escritos e audiovisuais para sua contextualização histórica e adota uma abordagem flexível na composição, permitindo que cada obra explore diferentes metodologias, de acordo com suas demandas e propostas. O resultado consiste em seis composições: duas utilizando o timbre em sua forma pura e quatro processadas por efeitos de modulação. Assim, a pesquisa contribui para ampliar os horizontes da composição, análise e performance musical no contexto acadêmico. |
Resumen : | This project investigates the use of vintage keyboard timbres in the process of musical composition, with a specific focus on the timbre of the electromechanical Rhodes piano. Considering the novelty of the theme within Brazilian academia, the research explores its sonic characteristics both in their pure form and as shaped by external effects, analyzing its presence in popular music from the second half of the twentieth century to the early twenty-first century, while also presenting brief historical perspectives. The aim is to produce a collection of original musical works resulting from a theoretical and practical investigation of the Rhodes’ sonic possibilities, both in its “clean” form and with the use of pedals and external effects, applied either in performance or in post-production. The work relies on written and audiovisual materials for historical contextualization and adopts a flexible compositional approach, allowing each piece to explore distinct methodologies according to its demands and proposals. The outcome consists of six compositions: two employing the timbre in its pure form and four processed through modulation effects. Thus, the research contributes to expanding the horizons of composition, analysis, and performance within the academic context. |
Palabras clave : | Rhodes Piano elétrico Timbre Composição Vintage Electric piano Composition |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19654 |
Fecha de publicación : | 22-sep-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons