Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19646
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eleisieleeduardadasilvapereira.pdf3.37 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fiéis ao Luan Rafael: literacia do fã e produção colaborativa no Instagram
Author: Pereira, Eleisiele Eduarda da Silva
First Advisor: Americano, Letícia Barbosa Torres
Co-Advisor: Sigiliano, Daiana Maria Veiga
Referee Member: Vardiero, Talison
Referee Member: Garcia, Julia
Resumo: Este trabalho analisa as habilidades críticas e criativas que os fãs mobilizam ao criar, produzir e compartilhar conteúdos nas redes sociais. Para discutir essa questão, analisamos o perfil Fiéis ao Luan Rafael (@fieisaoluanrafael), fã-clube dedicado ao cantor Luan Santana no Instagram. A amostra abrange postagens, interações e práticas comunicativas realizadas entre os dias 25 de maio e 1º de junho de 2025, totalizando 19 posts e 20 stories. A partir da proposta teórico-metodológica da literacia do fã, desenvolvida por Sigiliano e Borges (2024; 2025), os conteúdos são analisados com base em três dimensões: Universo de Referência, Arquitetura Informacional e Pedagogia do Pop. Cada uma das dimensões é composta por quatro habilidades. Conclui-se que, mesmo sem uma intenção formal, os fãs desempenham um papel ativo na produção de sentido, mobilizando conhecimentos sobre a carreira do cantor Luan Santana e estratégias próprias do ambiente digital para divulgar conteúdos, criar vínculos afetivos e fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade. Assim, este trabalho evidencia como os fã-clubes funcionam como espaços colaborativos de engajamento, criatividade e participação, revelando práticas culturais significativas das plataformas digitais.
Abstract: This work analyzes the critical and creative skills that fans mobilize when creating, producing and sharing content on social networks. To discuss this issue, we analyzed the profile Fiéis ao Luan Rafael (@fieisaoluanrafael), a fan club dedicated to the singer Luan Santana on Instagram. The sample covers posts, interactions and communicative practices carried out between May 25th and June 1st, 2025, totaling 19 posts and 20 stories. Based on the theoretical-methodological proposal of fan literacy, developed by Sigiliano and Borges (2024; 2025), the contents are analyzed based on three dimensions: Universe of Reference, Informational Architecture and Pop Pedagogy. Each of the dimensions is composed of four skills. It is concluded that, even without a formal intention, fans play an active role in the production of meaning, mobilizing knowledge about singer Luan Santana's career and strategies specific to the digital environment to disseminate content, create emotional bonds and strengthen the feeling of belonging to the community. Thus, this work highlights how fan clubs function as collaborative spaces for engagement, creativity and participation, revealing significant cultural practices on digital platforms.
Keywords: Cultura de Fãs
Literacia Midiática
Instagram
Luan Santana
Fan Culture
Media Literacy
Instagram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19646
Issue Date: 19-Aug-2025
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons